estudante premiada

Estudante de doutorado da UFLA é premiada em simpósio internacional

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Quarta, 13 Setembro 2023 15:41 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

A estudante do doutorado em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Louise Paiva Passos recebeu o prêmio Bursary Award, do 15º Simpósio de Ciência Sensorial Pangborn (Pagnborn 2023), por sua pesquisa na área de análise sensorial. O evento ocorreu no final de agosto, em Nantes, cidade localizada na França.

Para concorrer ao prêmio, foi necessário submeter um trabalho, uma carta contando a trajetória de pesquisa em análise sensorial e um currículo. O prêmio incluiu a inscrição no evento, jantar de gala, passagens aéreas e auxílio para acomodações durante o período do evento.

A estudante apresentou o trabalho intitulado “Associação de emojis aos cinco gostos básicos (doce, salgado, ácido, amargo e umami) presentes nos alimentos”, do qual foi coautora com a estudante de doutorado Lenízy Cristina Reis Rocha, e a orientadora dAna Carla Marques Pinheiro. Essa pesquisa foi parte da tese de doutorado desenvolvida por Lenízy no Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA (PPGCA).

O trabalho concluiu que os emojis podem ser uma possibilidade para descrição da percepção dos gostos básicos. Por meio de um experimento com 285 voluntários, em uma pesquisa on-line, as pesquisadoras observaram os emojis que poderiam ser associados aos gostos básicos. Observou-se, por exemplo, que o gosto amargo foi associado a 18 emojis com diferentes expressões emocionais. "Desse modo, abre-se uma alternativa de comunicação com os consumidores por meio de emojis, com a associação às expressões que representam gostos", conclui a pesqusa.

A estudante premiada relata que a experiência foi bastante produtiva para sua trajetória acadêmica. “Estar presente no Pangborn foi muito importante para mim. Foi enriquecedor ter contato com trabalhos e pesquisadores de vários lugares do mundo, trocar experiências e informações na área de análise sensorial”, relata Louise.

No evento, a orientadora de doutorado em Ciência de Alimentos Ana Carla Marques Pinheiro também apresentou o trabalho “Som biométrico como preditor de parâmetros sensoriais e instrumentais de biscoitos wafer”, do qual participaram estudantes do PPGCA.

O Pangborn 2023 reuniu mais de 1.000 participantes da indústria e acadêmicos para revisar e discutir as mais recentes pesquisas em ciência sensorial e de consumo fundamental e aplicada, e teve como tema “Enfrentar novos desafios num mundo em mudança” .

.