Ir direto para menu de acessibilidade.
pesquisa aplicada

Dissertação defendida na UFLA recebe Prêmio Augusto Tavares no V ENEPCP

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 14 Setembro 2023 13:33 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 09:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lísias André de Vieira e Silva recebeu o Prêmio Augusto Tavares pela melhor dissertação de Mestrado Profissional do campo de Públicas. A pesquisa propôs um framework de autoavaliação para o próprio programa de pós-graduação, baseado na utilização da ferramenta Balanced Scorecard (BSC). 

A premiação foi anunciada no encerramento do V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), organizado pela Associação Nacional de Ensino Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas e realizado na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.

A dissertação foi defendida em junho de 2021, sob a orientação do professor Denis Renato de Oliveira, na modalidade profissional e com área de concentração em Gestão de Organizações Públicas. Lísias é servidor da UFLA, com atuação na Coordenadoria de Aquisições de Tecnologia da Informação da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI/SGV). 

“Receber o Prêmio Augusto Tavares é muito gratificante! Ele não apenas demonstra a qualidade e o alinhamento da pesquisa com os interesses do Campo de Públicas, mas reforça o papel e importância do PPGAP na qualificação dos servidores da Instituição. Devo ressaltar também o apoio de todo o corpo docente do PPGAP, em especial, do meu orientador Denis Renato Oliveira e das contribuições da banca, composta pelos professores Dany Flávio Tonelli (UFLA) e Luis Moretto Neto (UFSC), que foram muito importantes para o desenvolvimento dessa pesquisa”, destaca Lísias.

Para o orientador da pesquisa, professor Denis Oliveira, trata-se de um prêmio importante pois reconhece não apenas o esforço pessoal do autor e da orientação, mas a qualidade dos programas de pós-graduação profissionais da UFLA, em especial da Administração Pública, e também o compromisso institucional com a pesquisa aplicada. “A proposição desse framework contribuirá para que  as coordenações e colegiados dos Programas elaborem seu planejamento estratégico de forma mais qualificada, a partir da observação dos critérios de avaliação da Capes e do seu propósito formativo específico”, enfatiza. 

Sobre a pesquisa

Levando em consideração a importância da aferição do desempenho em atividades educacionais, Lísias realizou uma revisão dos relatórios de gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do PPGAP e aplicou um survey para o levantamento das necessidades locais. Como resultado desse esforço de pesquisa aplicada, foi apresentado um framework com alinhamento entre os objetivos e diretrizes da Capes, do PPGAP e da comunidade acadêmica local. Também foram identificados e classificados os critérios de autoavaliação para os programas de pós-graduação profissionais e propostos indicadores de avaliação, temas e um mapa estratégico específico para o PPGAP/UFLA. Além da contribuição para o Programa, espera-se que a pesquisa sirva de inspiração para outros modelos de avaliação, podendo ser adaptado para outros contextos acadêmicos e institucionais.  

Clique neste link para informações sobre o PPGAP  

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.