SUSTENTABILIDADE

Bambu e mamona: nova alternativa para produção de painéis utilizados na construção civil

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quinta, 14 Setembro 2023 08:50 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 13:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) resultou em novas opções para a produção de painéis tipo OSB (Oriented Strand Board), utilizados na construção civil: a primeira, é a utilização do bambu como uma alternativa de matéria-prima, o que reduziria a extração de madeiras como pinus e eucalipto, minimizando então o impacto ambiental. A segunda opção, é a substituição parcial do adesivo utilizado na produção dos painéis por nanofibrilas de celulose de torta de mamona, um resíduo obtido após a extração do óleo de mamona. O estudo, premiado na 3ª edição do Programa 25 Mulheres na Ciência América Latina, em 2023, uniu essas duas alternativas na produção dos novos painéis.

Acesse a matéria completa no Portal da Ciência UFLA e saiba mais.