Olimpíada Mineira de Química

UFLA sedia, pela primeira vez, Olimpíada Mineira de Química

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Sexta, 15 Setembro 2023 11:04 | Última Atualização: Sexta, 15 Setembro 2023 11:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, pela primeira vez, a Olimpíada Mineira de Química (OMQ 2023). No dia 2/9, o Departamento de Química (DQI) da Universidade recebeu estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, para a realização da segunda fase do evento.

“Com esta atividade de extensão, a UFLA pode acolher não somente estudantes de Lavras, mas também de outros municípios mineiros, como Três Pontas, Varginha e Guapé. Esperamos continuar com a OMQ nos próximos anos, abrindo oportunidades para divulgação do curso de Química do nosso câmpus”, relata a professora de Departamento de Química (DQI) e organizadora do evento, Fabiana da Silva Felix.

A realização da olimpíada contou com o apoio do DQI e do Instituto de Ciências Naturais (ICN). Também foi fundamental a parceria da UFLA com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que promove o evento desde 2008.

A Olimpíada Mineira de Química tem o objetivo de revelar jovens talentos mineiros com vocação para a Química e promover, principalmente, atividades que levem os jovens estudantes a refletir sobre a importância dessa área do conhecimento em suas vidas e na sociedade.

A primeira fase é realizada pelas próprias escolas dos estudantes e os selecionados participam da segunda fase, organizada pela UFMG. Os classificados são, então, direcionados para a Olimpíada Brasileira de Química.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.