Ir direto para menu de acessibilidade.
cachaça de alambique

A UFLA contará com um Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 26 Setembro 2023 08:17 | Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 08:17

A assinatura simbólica do projeto foi realizada durante o I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique.

Gentileza solicitar descrição da imagem

O termo de outorga do projeto "Reestruturação e Implementação de um Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça" ocorreu na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na noite da última quinta-feira (21/9). O projeto foi aprovado no Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) Nº 041/2023 - Apoio a Projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito das Políticas Públicas de MG no valor de R$3.690.433,05. A assinatura foi realizada em conjunto com o secretário da Agricultura, secretário adjunto do Desenvolvimento, superintendente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, presidente da Fapemig e produtores da cachaça de alambique, durante o I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA) e V Seminário Mineiro de Cachaça de Alambique (V SMCA).

A UFLA já conta com um Laboratório de Análise de Qualidade de Aguardente/Cachaça (LAQA). Com o financiamento, a previsão é que o Centro de Referência de Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC) passe a realizar o diagnóstico da qualidade das cachaças quanto aos seus aspectos de composição química, interesse econômico e saúde pública, e atender não apenas aos produtos fabricados em Minas Gerais, mas também de todo o Brasil. Além disso, a previsão é que seja realizado um mapeamento da bebida em todo o Estado, com o intuito de identificá-las quanto à região em que é produzida, e procurar agregar valor à bebida, melhorar sua qualidade e combater fraudes comuns no setor. "Esse é um projeto grandioso, robusto, apoiado pela Secretaria do Estado da Agricultura, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e que vai auxiliar muito os produtores. Ele visa a implementação de um laboratório inovador, que contará com equipamentos modernos e funcionários extremamente capacitados", ressalta a coordenadora do I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique, professora Maria das Graças Cardoso.

Para os produtores que participaram da assinatura simbólica do projeto, acompanhar a expansão das pesquisas na área da cachaça de alambique na Instituição é muito importante. Como é o caso da produtora da cachaça Urucuiana, da cidade de Buritis (MG), Amanda Campos-Vercési, ela é pós-graduada em tecnologia e produção de cachaça de alambique pela UFLA e aponta a assertividade desse tipo de investimento. "A rede de contatos que criamos é fundamental para melhorar a qualidade dos nossos produtos, para acompanhar o mercado e, assim, alavancar as vendas e movimentar o comércio da cachaça", enfatizou.

O fabricante da cachaça Rainha da Cana, Pedro Henrique Vieira de Oliveira, também destaca a importância desse Centro de Referência para Minas Gerais. "A importância que eu vejo é a contribuição para o nosso crescimento profissional, pois assim, sabemos que há pessoas especializadas pesquisando sobre um produto que está na minha família desde 1953. Todo esse cuidado que a UFLA tem com nosso produto resulta em conhecermos mais sobre o processo de fabricação, venda, pós-venda, enfim, tudo isso auxilia e fortalece nossa rede de produção", disse.

O presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, demonstrou satisfação em participar desse marco histórico para a Universidade e para o Estado de Minas Gerais. "A produção da cachaça de alambique é uma atividade que tem potencial enorme para o Estado e para o país, e saber que teremos um Centro que será referência na análise deste produto, e que contribuirá em termos de produção de uma cachaça refinada, exportação, gerar rendas, inclusive, prestígio para o país no exterior, é uma satisfação enorme. E a UFLA tem um papel de liderança nisso, então é um prazer estar aqui”, destaca. 

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Almeida Pereira Fernandes, essa parceria é fundamental para um produto símbolo do Estado, pois “vai gerar resultados que farão com que mais produtores venham para a formalidade, tenham interesse em registrar os seus estabelecimentos, ganhar o mercado, renda, e gerar emprego”, enfatiza o secretário. 

O vice-reitor da Universidade, professor Valter Carvalho de Andrade Junior, agradeceu a todos os presentes, e enfatizou o empenho da professora Maria das Graças em dedicar sua pesquisa à cachaça de alambique. "O que estamos fazendo aqui nesta noite é resultado da dedicação de uma pesquisadora que não mede esforços para propor melhorias no processo de produção dessa bebida, e assim, agregar valor a esse produto que é muito importante para Minas Gerais e para o Brasil. Ter um Centro que será referência na análise da cachaça, e que não alcançará apenas Minas, mas todo o Brasil, é de extrema importância para a UFLA."

Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique

O I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA) e V Seminário Mineiro de Cachaça de Alambique (V SMCA), cujo tema central é "Cachaça, 500 anos de história: um legado de uma matriz complexa, envolvendo equilíbrio entre cultura e pesquisa", foram promovidos pela UFLA e Seapa, coordenados pela professora Maria das Graças Cardoso, que realiza estudos relacionados à bebida por 23 anos. 

Participaram do I SBCA e o V SMCA integrantes da cadeia produtiva e de valor da Cachaça de Alambique, reunindo produtores, pesquisadores, estudiosos, promotores, apreciadores e consumidores da bebida, com apresentação de palestras, mesas redondas, minicursos, trabalhos científicos e exposição de produtos relacionados à cadeia produtiva da legítima e verdadeira bebida nacional brasileira - a Cachaça de Alambique.

O secretário Thales Almeida realizou a palestra de abertura intitulada: “Agronegócio da Cachaça: potencialidades, desafios e políticas públicas para o setor da cachaça de alambique”.

Confira as fotos do evento.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção