Ir direto para menu de acessibilidade.
INOVA PARAÍSO

Evento da UFLA em parceria com Sebrae promove oficinas de empreendedorismo e inovação no câmpus Paraíso

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quinta, 28 Setembro 2023 11:44 | Última Atualização: Quinta, 28 Setembro 2023 11:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Desbravar o universo do empreendedorismo e inovação para promover a capacitação de pessoas que desejam desenvolver sua capacidade empreendedora foi o principal objetivo do Inova Paraíso, realizado nos dias 25 e 26/9 no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Ictin/UFLA), em São Sebastião do Paraíso.

O Inova Paraíso foi idealizado pelo Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica do câmpus Paraíso (NEEITech), e realizado em parceria com o Sebrae Minas. O evento reuniu mais de 40 participantes no auditório do câmpus. Durante o Inova, os participantes assistiram a palestras e participaram de oficinas, nas quais puderam conhecer conceitos e ferramentas para desenvolver suas ideias e projetos. Além disso, houve um Bootcamp, uma atividade prática nos quais os participantes puderam utilizar ferramentas e técnicas para a criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios.

A professora Raíssa Andrade, da comissão organizadora, explica que "no primeiro dia, foram realizadas palestras sobre empreendedorismo, inovação e organização. No segundo dia, dedicamos todo o tempo a atividades práticas para os participantes. Tanto os estudantes da UFLA como outros participantes de fora da universidade puderam desenvolver ideias inovadoras. Foram apresentados alguns problemas para que eles criassem soluções”, informou. 

Durante a ação prática promovida pelo Sebrae, os participantes formaram grupos e, juntos, desenvolveram ideias inovadoras e sustentáveis. Ao longo do dia, os grupos trabalharam em projetos de produtos e serviços que foram apresentados a uma banca de avaliadores no final do evento.

Os três grupos mais bem classificados foram:

- 3º lugar: o grupo que apresentou o ESAT, uma ideia de empresa de engenharia solar agrícola e tecnológica, que utiliza uma máquina para reduzir o impacto das colheitadeiras no solo, diminuindo a erosão causada pelas toneladas das máquinas, utilizando energia solar para diminuir as emissões de CO2.

- 2º lugar: Sabor Orgânico, um aplicativo para compra e venda de produtos orgânicos, permitindo que pequenos produtores rurais ofereçam seus produtos a preços mais baixos do que outros pontos de venda.

- 1º lugar: o Pedal Charger, que liga tecnologia e sustentabilidade por meio do exercício físico. O produto desenvolvido foi o Wolts PC, um componente que utiliza a energia mecânica da pedalada para convertê-la em energia elétrica e pode ser acoplado em bicicletas convencionais ou de spinning. Os vencedores receberam troféus como prêmio.

O Inova Paraíso também contou com a presença do pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Márcio Lara, e de membros do Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do câmpus de Lavras. Lara destacou a importância de as universidades retornarem à sociedade o investimento recebido por meio de ações de extensão voltadas para a inovação. 

“As universidades são fundamentais para a criação de uma cultura de inovação e empreendedorismo, por meio da formação de talentos e da criação e apoio a ambientes de inovação, como está ocorrendo agora. Hoje temos aqui um espaço que vai além da universidade, temos até alunos do ensino médio e de outras instituições, muitos dos quais podem vir a ser alunos da instituição e chegar ao ensino superior muito mais bem preparados”, ressaltou. 

Para os participantes, foi um momento importante para a troca de experiências e aprendizado. Lucimeire Duarte, estudante de Administração que já trabalha no ramo, disse que as oficinas serviram como um treinamento prático. "É a primeira vez que venho à UFLA, soube do evento e logo me inscrevi. Tudo o que vi durante o Inova são aprendizados que já posso colocar em prática imediatamente no meu trabalho”.

Yasmim Diogo, estudante do ensino médio, também falou sobre o quanto foi proveitoso participar das oficinas. "Desde o primeiro dia de evento, percebi que valeu muito a pena me inscrever. Foi uma experiência incrível, e me surpreendeu a organização e a expertise dos professores e outros profissionais que ministraram palestras e oficinas. Estou ansiosa para os próximos eventos”, afirmou. 

Para a organização, o evento superou as expectativas, tanto em número de inscritos quanto em resultados. O professor Leonilson Herval, ressalta que “o evento é fruto de um trabalho de educação empreendedora e inovadora que está sendo desenvolvido em conjunto com outras importantes entidades da região. O Inova Paraíso também foi uma oportunidade para a equipe do Núcleo de Inovação e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso (NITESSP) conversar com o professor Márcio Lara para mostrar os trabalhos em andamento, já desenvolvidos, e alinhar projetos futuros para a criação de tecnologias que possam ser absorvidas pelo mercado por meio de parcerias público-privadas. A promoção do curso reforça nossa atuação na Universidade. Estamos preparando muitas novidades para envolver os estudantes e a comunidade”, finalizou. 

Assunto(s): INOVA PARAÍSO
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção