prêmio de Engenharia Civil

Estudantes da UFLA conquistam primeiro lugar no 5° Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 11:09 | Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 10:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do Núcleo de Estudos em Estruturas (NEEst), do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conquistaram o 1º lugar no Concurso do Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) para Estudantes de Engenharia. O tema da competição deste ano foi "Habitação de Interesse Social com Estrutura em Aço". A premiação será realizada no dia 5/10, no Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE), em São Paulo.

No concurso, de abrangência nacional, os estudantes, com a orientação de docentes, são desafiados a uma competição que complementa a sua formação. Este ano, eles foram submetidos a uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural dos elementos e das ligações e aspectos de montagem da construção com estrutura de aço e mista de aço e concreto, referentes a um prédio de interesse social de 4 pavimentos.

O júri avaliou, essencialmente, o uso correto e apropriado do aço, considerando os requisitos que uma estrutura deve atender de estática, segurança e funcionalidade. Também foram considerados aspectos de viabilidade construtiva envolvendo a fabricação, o transporte e a montagem da estrutura, incluindo a concepção das ligações entre as peças e nível de industrialização dos componentes construtivos.

Na avaliação, o júri destacou qualidades técnicas do projeto apresentado pela equipe da UFLA. "O projeto apresentou um bom entendimento da conceituação da estrutura metálica, percebido pelo lançamento adequado da estrutura.  O grupo desenvolveu um pré-dimensionamento preliminar de maneira manual antes do uso de software de cálculo, o que demonstra entendimento do comportamento da estrutura em aço”. Também apresentou detalhes para solução de fechamento industrializado desenvolvida pelos alunos, não se limitando a reproduzir detalhes prontos de catálogos.”

Sob orientação dos professores Maykmiller Carvalho Rodrigues (orientador) e Wisner Coimbra de Paula (coorientador), os estudantes vencedores são: André Lima Pereira, Andrews Willian dos Santos Ament, Eduardo Reis Thielemann, Felipe Salles Pio, Ruan Ângelo Ferreira Resende, Vitor Maciel de Souza Ribeiro.

"Participar do concurso foi uma experiência incrível e enriquecedora para nossa equipe. Desde maio, quando iniciamos esse desafio, nos comprometemos com um processo de organização e aprendizado contínuo. Desde o início, estabelecemos um cronograma, com metas e prazos a serem cumpridos. Foram mais de três meses de intenso empenho, aprendizado e superação. Estamos imensamente felizes com o resultado e acreditamos que essa experiência nos preparou para enfrentar bem os desafios da profissão", declarou a equipe.

É a segunda vez que estudantes da UFLA conquistam o primeiro lugar nesta competição. Em 2019, no 1º CBCA , a equipe da Universidade foi campeã com a passarela de aço a ser executada pelo DNIT, também sob a orientação do professor Maykmiller Carvalho Rodrigues. “A participação dos estudantes da Engenharia Civil e membros do Neest neste concurso é de fundamental importância para o crescimento profissional deles, pois, com isso, podem aplicar na prática o que aprendem nas aulas da universidade e no núcleo de estudos. Para a Instituição, acredito que é um marco importante, pois confirma nosso compromisso de estar formando bem nossos estudantes e de estar sempre entre as melhores universidades do país e do mundo”, afirma o orientador.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.