tecnologia e produção

Descoberta de pesquisadores da UFLA oferece solução inédita para o processo de produção de tilápias

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 16:43 | Última Atualização: Segunda, 09 Outubro 2023 14:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) patentearam uma tecnologia que oferece diversas vantagens para os produtores de tilápias. Essa técnica diminui os custos de criação, possibilitando uma mercadoria mais barata, reduz os impactos ambientais, despejando menor quantidade de resíduo químico nos tanques de produção, e melhora a qualidade do produto final, diminuindo a chance de acúmulo de hormônio na carne do pescado. Aperfeiçoando o método de reversão sexual, que já é comumente empregado na indústria, essa nova formulação conseguiu obter todos esses benefícios.

Elaborada em laboratório, ela tem o potencial de transformar a indústria da aquicultura no Brasil e no mundo. Por meio dessa tecnologia, a substância química responsável pela masculinização de peixes, a metiltestosterona, é encapsulada dentro de uma molécula de ciclodextrina. O produto dessa junção, chamado cientificamente de complexo de inclusão, ao se dissolver mais lentamente em água, diminui a demanda hormonal, conforme evidenciaram os testes in vitro, possibilitando a redução de custos, menor degradação ambiental e um produto mais saudável.

Clique e confira a matéria completa no Portal da Ciência

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.