DESTAQUE MUNDIAL

Pesquisadores da UFLA estão entre os mais influentes do mundo, segundo a Universidade Stanford (EUA)

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Sexta, 06 Outubro 2023 18:11 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem nove pesquisadores entre os mais influentes do mundo em 2022, segundo a Universidade Stanford (EUA). A lista é divulgada anualmente por meio do  periódico Plos Biology do grupo Elsevier Data Repository. O levantamento reúne os pesquisadores que integram o seleto grupo dos 2% de cientistas mais influentes do mundo. O estudo é elaborado anualmente e utiliza  como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no Scopus, o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, que comporta dados de  mais de 9 milhões de cientistas.

Entre os critérios da seleção está o impacto do trabalho de cada cientista nas 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas. A avaliação contém duas modalidades, sendo a primeira a que considera toda a carreira do pesquisador e a segunda, o ano anterior (no caso dessa atualização, o ano de 2022).

A UFLA apresenta quatro pesquisadores na lista de toda a carreira sendo eles, os professores: 1º Daniel Furtado Ferreira (Estatística), 2º Rosane Freitas Schwan (Biologia), 3º Cleiton Antônio Nunes (Ciência dos Alimentos) e 4º Fátima Maria de Souza Moreira (Ciência do Solo), e oito cientistas na lista último ano: 1º Daniel Furtado Ferreira (Estatística), 2º Rosane Freitas Schwan (Biologia), 3º Cleiton Antônio Nunes (Ciência dos Alimentos), 4º Gustavo Henrique Denzin Tonoli (Ciências Florestais), 5º Luciano José Pereira (Ciências da Saúde), 6º Paulo dos Santos Pompéu (Ecologia e Conservação), 7º Nilton Curi (Ciência do Solo), e 8º Rodrigo Lopes Ferreira (Ecologia e Conservação).

O pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luciano José Pereira, explica que desde a criação do ranking, a UFLA possui pesquisadores em destaque. “Desde 2017 quando surgiu o ranking temos nossa representatividade por meio de pesquisadores, começamos com três e hoje já somos nove pesquisadores citados, motivo de orgulho e celebração para toda a nossa comunidade universitária”.

Confira todos os pesquisadores citados no Ranking Stanford.

Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção