sem desperdício

Projeto da UFLA transforma alimentos descartados na universidade em adubo natural

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 21 Novembro 2023 13:33 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os grupos do projeto de extensão “A compostagem como estratégia para a gestão de resíduos sólidos em Lavras/MG” realizaram uma apresentação sobre a iniciativa no prédio da ABI da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no dia 10/11. O projeto tem o objetivo de transformar a matéria orgânica descartada no Restaurante Universitário (RU) em adubo natural a ser utilizado em plantações da região de Lavras (MG).

A apresentação foi realizada por estudantes da disciplina Projetos em Engenharia Química, com a supervisão dos professores Renata de Aquino Brito Lima Correa e Tiago José Pires de Oliveira, e organização da professora Natália Maira Braga Oliveira, do Departamento de Engenharia (DEG). A professora Natália relata a importância do projeto para a comunidade acadêmica da UFLA e de Lavras:

“Como temos vários estudantes envolvidos, o projeto tem diversas frentes. Ele trata, inicialmente, parte dos resíduos sólidos do Restaurante Universitário, mas com a ideia de estender para o próprio prédio do DEG, onde várias pessoas fazem refeições ao longo do dia. Também há a proposta de instalar uma unidade no Centro de Convivência da UFLA. Além dos benefícios para a comunidade acadêmica, uma frente do projeto, que já está em andamento, inclui a instalação dessas composteiras em escolas do município de Lavras, estendendo os conhecimentos aqui adquiridos, como uma alternativa para a destinação de resíduos sólidos da cidade.”

A apresentação ocorreu no laboratório localizado no primeiro piso do prédio da ABI da UFLA, no dia 10 de novembro.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.