fapemig

Intolerância à lactose: UFLA desenvolve bebida fermentada à base de mandioca

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 21 Dezembro 2023 14:24 | Última Atualização: Quarta, 24 Janeiro 2024 16:38

A intolerância à lactose é caracterizada pela má digestão dessa substância, presente nos produtos à base de leite. Quem sofre com o problema normalmente apresenta sintomas relacionados a uma inflamação no intestino, inchaço abdominal, cólicas e dor. De maneira natural, bebidas fermentadas podem auxiliar na desinflamação e manutenção do intestino, entretanto, na indústria brasileira, as mais comuns são aquelas derivadas do próprio leite.

Inspirados nessa realidade e apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Rosane Schwan e Disney Dias desenvolveram, junto com as estudantes Ana Luiza Freire e Cíntia Ramos, estudo que gerou uma bebida fermentada, não alcóolica e não láctea, à base da mandioca.

Quer saber mais sobre essa pesquisa, acesse a matéria completa em: www.ciencia.ufla.br