Ir direto para menu de acessibilidade.
Funbio

Estudante da UFLA é aprovado no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade com projeto de doutorado

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 18 Janeiro 2024 16:55 | Última Atualização: Quarta, 05 Junho 2024 10:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto de pesquisa de doutorado "Efeito da sazonalidade de precipitação na resposta funcional de árvores ao longo da trajetória sucessional de florestas amazônicas" da estudante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Luane Gabriela Botelho Rebelo foi aprovado no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Apenas 14 propostas foram selecionadas.

Os contemplados pela parceria com o Programa Gustavo Fonseca de Jovens Lideranças em Conservação, do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), tem previsão de início em fevereiro deste ano.

Desde 2018, o Bolsas Funbio – Conservando o Futuro já apoiou 178 Bolsistas doutorandos (144) e mestrandos (34) de mais de 48 instituições de ensino em todas as regiões do Brasil.

O propósito desta pesquisa é entender como as variações da precipitação na Amazônia podem afetar a recuperação da diversidade e da funcionalidade de florestas secundárias, ou seja, florestas em estabelecimento após desmatamento. Os pesquisadores ressaltam a importância desse estudo para orientar o estabelecimento de estratégias ambientais para a proteção e recuperação da diversidade e serviços ambientais nas regiões desmatadas da Amazônia.

A pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da UFLA conta com a orientação dos professores Eduardo van den Berg (UFLA) e Grazielle Sales Teodoro (Universidade Federal do Pará).

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção