DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Pesquisa da UFLA demonstra o potencial de aproveitamento de resíduos do tratamento de esgotos como fertilizante

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 22 Março 2024 10:58 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

No que diz respeito à saúde pública e à sustentabilidade ambiental, água e esgoto são pilares fundamentais e interligados: enquanto a água limpa e potável representa a própria existência humana, o tratamento adequado do esgoto é o contraponto que preserva sua pureza e evita contaminações. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Inovações Ambientais (PPGTIA) teve como objetivo caracterizar resíduos do tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgotos da Instituição (ETE/UFLA), que ficam retidos já no início do tratamento, com o propósito de identificar possíveis formas de aproveitamento, em vez do descarte em aterros.

Acesse a matéria completa no Portal da Ciência UFLA e saiba mais.