CONQUISTA

UFLA recebe 27 bolsas de pós-graduação em projeto aprovado pelo CNPq

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 02 Abril 2024 09:49 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 09:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve a aprovação do projeto “Pesquisa transdisciplinar para inovação e sustentabilidade”, na chamada CNPq Nº 035/2023 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). Com a aprovação, a Universidade receberá 16 bolsas de mestrado e 11 de doutorado, que representam um valor total de R$ 2.692.838,25.

O projeto aprovado foi escolhido mediante seleção interna de propostas, realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA), e visa fortalecer a pesquisa científica na UFLA por meio de uma abordagem multidisciplinar. Abrangendo programas de pós-graduação de diversas áreas, o projeto alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação da UFLA, professora Adelir Aparecida Saczk, a aprovação representa um avanço para a Instituição. “Por meio dos recursos financeiros concedidos, será possível alocar, estrategicamente, as bolsas de mestrado e doutorado conforme as necessidades específicas de cada programa de pós-graduação, considerando também o número crescente de discentes na nossa Universidade”.

Destacam-se, no projeto aprovado, iniciativas como a aplicação da nanotecnologia para monitoramento de recursos hídricos, otimização de processos industriais, conservação da biodiversidade e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras em Engenharia, além de estudos de segurança alimentar. Nas Ciências Agrárias, o projeto abrange a compreensão e redução dos impactos de estresses em plantas, contemplando também temas como produção de alimentos, cultivo de plantas medicinais, zootecnia e, até mesmo, o desenvolvimento de uma vacina contra a brucelose bovina. Além disso, há esforços na Agroquímica para abordar aspectos como gestão de resíduos agroindustriais, desenvolvimento de agroquímicos sustentáveis e remoção de pesticidas.

O PIBPG tem o objetivo apoiar projetos institucionais para pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio da concessão de bolsas de formação (mestrado e doutorado) no País, atendendo à missão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de fomentar essas pesquisas.