Ir direto para menu de acessibilidade.
Empreendedorismo e Inovação

Projeto Vuei Câmpus Paraíso recebe prêmio de maior evolução no nível de Maturidade Iniciante

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 08 Abril 2024 16:10 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 09:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

A equipe do Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) do Câmpus Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou o título de maior evolução no nível de Maturidade Iniciante. A premiação ocorreu nesta quinta-feira (4/4), em Belo Horizonte, durante o encerramento da 2ª edição do Projeto Vuei e da 7ª rodada do Programa de Incentivo Seed MG. A UFLA participou do Projeto com duas equipes - Equipe Câmpus Paraíso e Equipe Câmpus Lavras. 

O Vuei é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG), voltado ao desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino superior. Ao todo, nesta segunda rodada (2022-2023), participaram 56 câmpus universitários, em 41 municípios mineiros, impactando mais de 96 mil pessoas com 836 ações de empreendedorismo e inovação. 

O projeto Vuei Câmpus Paraíso é coordenado pela professora Raissa Barbara Nunes Moraes Andrade e pelo professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval (vice-coordenador), que também são gestores do Núcleo de Inovação de Tecnologia (NITESSP). Dentre as mais de 30 ações realizadas no câmpus Paraíso, em 2023, destacam-se a criação do NITESSP, criação do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia o (NeeiTech), o lançamento da apostila Empreendedorismo e Inovação na Educação, publicações científicas sobre a temática, engajamento pelas redes sociais e diversos eventos de capacitação que impactaram estudantes do ensino fundamental e jovens de São Sebastião do Paraíso. 

vuei paraíso editadaA professora Raissa destaca que o Projeto Vuei foi aprovado quando o Câmpus Paraíso tinha apenas um ano de existência. “Estou muito feliz pela conquista, já que o projeto foi desenvolvido em um momento em que a própria cultura do Câmpus ainda estava sendo construída. Graças ao Projeto Vuei foi possível estabelecer a cultura de empreendedorismo e inovação entre estudantes, professores e a comunidade de São Sebastião do Paraíso e região. Estou bastante orgulhosa do trabalho que foi feito e da nossa equipe, e já estamos animados para outras conquistas, outros projetos e objetivos”, enfatiza. 

Evolução destacada

Os projetos Vuei Câmpus Lavras e Câmpus Paraíso foram avaliados em duas etapas, no início do projeto e no final, tendo demonstrado significativa evolução. A premiação é resultado da avaliação em indicadores como: Estrutura e conexão com o setor público; Conexão com o mercado; Ambiente favorável; Cultura empreendedora e Pesquisa.

A equipe Câmpus Paraíso foi premiada pela maior evolução entre os diagnósticos. No indicador Estrutura, o projeto avançou 145,5%; no indicador Cultura Empreendedora a evolução foi de 203,5%, Conexão com o Mercado, 90,94% e, em Pesquisa, a evolução foi de 140,0%. A nota final, que no início do projeto era de 31,14, passou para 61,47. 

A equipe Câmpus Lavras também teve ótimo desempenho, passando para o nível de Maturidade Potencial. Entre os indicadores de maior evolução estão: Cultura Empreendedora (45,93%), Estrutura (26,64%) e Conexão com Setor Público (18,92%). A nota final saiu de 55,3 para 68,0, um aumento de 22,97%. 

Pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo (New/UFLA) e coordenador da equipe Câmpus Lavras, o professor Márcio Lara reforça a importância do projeto para o amadurecimento do pensamento empreendedor e do aculturamento da inovação tanto no âmbito da Universidade quanto para a integração com a sociedade. “Com mais projetos como esse podemos mudar o pensamento dos jovens, informar a população e tornar o Estado mais inovador e empreendedor. Que venham novas rodadas Vuei, pois esta já decolou, sobrevoou e agora aterrissa em segurança na pista do desenvolvimento de Minas Gerais”, declarou. 

Cerimônia de encerramento

Nesta terça-feira (9/4), às 14 horas, haverá um evento on-line de encerramento do Projeto Vuei. A inscrição pode ser feita nesta link Evento de Encerramento Vuei - online - Sympla 

Fotos: Victor Fagundes/Ascom Sede-MG

vuei geral editada

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção