Unidade Embrapii - Zetta/UFLA apresenta projetos e processos de gestão em avaliação de maturidade
Na quarta-feira (22/5), a Unidade Embrapii de Agricultura Digital - Zetta UFLA recebeu a visita de Alexandre Crepory, especialista em inovação industrial da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para avaliação de maturidade da Unidade.
Em reunião com o reitor da UFLA e proponente da proposta que credenciou a Unidade, professor José Roberto Scolforo, foi destacada a importância e o motivo de orgulho em se ter uma Unidade Embrapii na Universidade. O reitor destacou que o modelo de gestão empregado traz como benefício o amadurecimento institucional para parcerias, públicas e privadas, incluindo o suporte aos pesquisadores na interação com a indústria. Essa articulação possibilita a estruturação dos processos, o estímulo à pesquisa e a criação de empresas spin-off, criadas a partir das tecnologias desenvolvidas.
A reunião contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, professor Luis Roberto Batista; do diretor de Inovação da UFLA e coordenador da Unidade Embrapii de Agricultura Digital, professor Paulo Henrique Leme, e representantes da equipe técnica.
Ao longo do dia, foram apresentados os novos projetos de gestão que a Zetta/UFLA implementou para atender às exigências do modelo de cooperação da Embrapii com instituições de pesquisa científica e tecnológica, tendo como foco as demandas empresariais e o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Também foram apresentados os projetos em desenvolvimento e em fase inicial de execução, bem como os projetos que estão em fase de prospecção e deverão fazer parte do escopo da Unidade.
De acordo com Leme, a visita foi uma oportunidade para reforçar a estruturação dos processos, com foco na celeridade e eficiência, para atração de mais parcerias e a busca por soluções tecnológicas que tragam impacto para a sociedade. “A proposta de uma Unidade Embrapii está justamente na criação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento de tecnologias, voltado não apenas para o aprimoramento dos processos industriais, mas também para a geração de propriedade intelectual, para a formação de recursos humanos especializados e a consolidação de novas áreas de pesquisa”, considerou.
Centro de competência
A Unidade Embrapii de Agricultura Digital - Zetta/UFLA representa o reconhecimento de uma área de competência da Universidade, com a execução de projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.
Interessados em projetos da Unidade Embrapii de Agricultura Digital - Zetta/UFLA devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.