premiação

Dissertação e tese desenvolvidas na UFLA são premiadas em congresso de Estatística Aplicada

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 04 Junho 2024 11:31 | Última Atualização: Segunda, 10 Junho 2024 14:29
Gentileza solicitar descrição da imagem
Discentes e professores do PPGEE que participaram da reunião da RBras 2024.

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Viviane Costa Silva e Carlos Antônio Zarzar, foram premiados no concurso de melhor dissertação e melhor tese, respectivamente, durante a 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras). Eles alcançaram a 2ª colocação no ranking de cada categoria.

A dissertação da doutoranda Viviane Costa Silva foi orientada pelo professor Luiz Ricardo Nakamura. Ela avaliou o desempenho dos modelos de regressão distribucional, inicialmente propostos como modelos aditivos generalizados para locação, escala e forma (GAMLSS), que são uma abordagem mais moderna e flexível, comparados a outros algoritmos de aprendizado de máquina comumente empregados na literatura.

A tese do egresso Carlos Antônio Zarzar foi orientada pela docente Izabela Regina Cardoso de Oliveira, e co-orientada pelo docente Tales Jesus Fernandes. Em seu trabalho, Carlos investigou as consequências da obtenção de dados incompletos ou limitados para o estudo de crescimento na aquicultura. Essa limitação dos dados observados presumivelmente causa viés na inferência de modelos não lineares para a descrição da curva de crescimento. Foi proposto um método para correção desse possível viés por meio de uma abordagem bayesiana hierárquica.

O Congresso

O tema da 68ª Reunião da RBras foi “Ciência de Dados, Estatística e a Pós-Graduação: oportunidades e desafios”. O congresso foi realizado no Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), no período de 29 a 31 de maio, em Piracicaba. A premiação dos melhores trabalhos ocorreu no coquetel de recepção do evento, no dia 29 de maio.

A Reunião da RBras é um dos congressos brasileiros mais importantes da área de Estatística e reúne profissionais e estudantes da área de Estatística e Biometria no Brasil. Foi fundada em 1955 com a presença de Sir Ronald A. Fisher. As reuniões da RBras ocorrem anualmente e têm por objetivo congregar os pesquisadores da Área de Estatística Aplicada, Biometria e Bioestatística, promover eventos científicos para discutir temas de pesquisa desenvolvidos na área de Estatística e oferecer cursos sobre novos temas de Estatística Aplicada.

carlos estatistica jpg

Na primeira foto temos o professor Luiz Ricardo Nakamura e Viviane Costa Silva com o certificado de premiação do concurso de melhor dissertação da reunião da RBras 2024.

Na segunda foto temos a professora Izabela Regina Cardoso de Oliveira, Carlos Antônio Zarzar e professor Tales Jesus Fernandes com o certificado de premiação do concurso de melhor tese da reunião da RBras 2024.