Soja Transgênica

Pesquisa da UFLA analisa efeitos ambientais de duas variedades de soja geneticamente modificadas em comunidades de insetos

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Terça, 18 Junho 2024 13:40 | Última Atualização: Terça, 18 Junho 2024 13:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) investigou os efeitos ambientais de duas variedades de soja geneticamente modificadas sobre a comunidade de insetos  nas suas áreas de cultivo. Realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária (CDCT) da UFLA, localizado a cinco quilômetros de Lavras, o estudo comparou os impactos da cultivar Intacta IPRO, que é resistente a lagartas, a herbicidas e a certos tipos de insetos-praga, com os efeitos da variedade GTS 40-3-2 Round up Ready, resistente apenas a herbicidas. Os resultados indicaram que as variedades não foram danosas a insetos importantes para o controle biológico de pragas e à polinização da soja, como a mosca predadora (Condylostylus spp.) e o besouro angorá (Astylus variegatus).

Acesse a matéria completa no Portal da Ciência UFLA clicando aqui.

Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção