SONO E ALIMENTAÇÃO

Pesquisadores investigam relações entre sono e alimentação em grupos de diferentes faixas etárias

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 25 Junho 2024 09:40 | Última Atualização: Terça, 25 Junho 2024 15:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

Queixas sobre noites mal dormidas podem incluir desde a restrição de horas de sono, quando o indivíduo tem a percepção de que não dorme a quantidade necessária ou desejada; a privação completa de uma noite de descanso, por motivo inesperado ou não; até a existência de distúrbios, como insônia e apneia obstrutiva. Na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA), o Núcleo de Estudos em Saúde e Sono do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde tem realizado pesquisas que investigam a relação entre qualidade do sono e alimentação.

“Há uma clara relação entre sono e estado nutricional. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre dormir menos e ganhar peso; comer tarde e em grandes quantidades com uma piora na qualidade do sono. Nossas pesquisas também procuram demonstrar relações como essas, bem como evidenciar que a nutrição pode desempenhar uma importante função na melhoria de distúrbios de sono e, em alguns casos, pode até resolver o problema”, explica a coordenadora do núcleo, professora Camila Maria de Melo.

Até o momento, o núcleo de estudos já realizou pesquisas com crianças, adultos e idosos, explorando diferentes aspectos que podem intervir na qualidade de vida desses grupos.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA