SAÚDE DA LAVOURA

Pesquisas da UFLA apontam metodologia rápida e precisa para medir o estado nutricional das plantas diretamente no campo

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Terça, 02 Julho 2024 11:43 | Última Atualização: Terça, 02 Julho 2024 11:57

Pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atestam a viabilidade de uma metodologia inédita que permite a análise do estado nutricional das plantas de forma direta e amigável ao ambiente, sem a necessidade de processos complexos como preparação de amostras e uso de químicos. O método utiliza o equipamento pXRF, baseado na técnica de fluorescência de raios x, para coletar dados que identificam a saúde das lavouras.

Pesquisadores da UFLA aplicaram o pXRF para examinar folhas frescas de oito culturas, como café, feijão, soja, milho e eucalipto. O método se mostrou rápido e preciso, oferecendo percepções valiosas para uma agricultura mais inteligente e sustentável. O professor Bruno Teixeira Ribeiro, que conduz o projeto no Departamento de Ciência do Solo/Escola de Ciências Agrárias de Lavras (DCS/Esal), explica que o pXRF permite análises sem poluentes e leva o laboratório até o campo, realizando a análise foliar diretamente no local de cultivo, obtendo-se as concentrações dos nutrientes sem a necessidade de enviar amostras para o laboratório.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA

Assunto(s): SAÚDE DA LAVOURA