PREMIAÇÃO

Livro da área de Educação Física escrito em coautoria com professor da UFLA é semifinalista do prêmio Jabuti Acadêmico

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 12 Julho 2024 11:01 | Última Atualização: Segunda, 15 Julho 2024 10:35

O livro “O jogo e a estética do movimento”, escrito em coautoria pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA)  Kleber Tüxen Carneiro e pelos professores Jeferson José Moebus Retondar e Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (Uerj) está entre os 10 semifinalistas nacionais do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024, na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

A obra pretende suscitar as noções de jogo e estética do movimento, de modo a fomentar outras possibilidades de se (re)pensar a relação entre estética e movimento, na medida em que o espírito lúdico (o baluarte tanto do jogo quanto do esporte) evoca uma reconceptualização para o entendimento de estética, como uma experiência profundamente significativa para quem a realiza, conquanto não sendo traduzível em sua totalidade pela razão (na acepção kantiana), em virtude da condição inebriante, ou estado (subjetivo) de arrebatamento, no qual o sujeito se encontra enredado no ato criador.

Esta é a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado pela Câmara do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para reconhecer e premiar os esforços de autores e editores dedicados à produção científica e acadêmica. Trata-se de uma nova categoria do Prêmio Jabuti, que foi instituído em 1958 e atualmente é considerado um das principais distinções literárias do País.

“A credibilidade do Prêmio Jabuti é inquestionável. Por isso, esse reconhecimento é uma espécie de carimbo, de chancela da seriedade e da qualidade da produção de conhecimento de um professor e de uma universidade como a UFLA”, afirma o professor  Kleber.

O Prêmio Jabuti Acadêmico está organizado em dois eixos principais: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais. No total, são 29 categorias acadêmicas específicas. Os cinco finalistas, em cada categoria, serão anunciados no dia 18/7.

Confira todos os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico