RESULTADO PRELIMINAR DIVULGADO

Pesquisadores dos câmpus Lavras e Paraíso da UFLA têm projetos aprovados na Chamada Compete Minas da Fapemig

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 09 Agosto 2024 16:16 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2024 11:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

Três projetos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram aprovados na Chamada Compete Minas - Linha Tríplice Hélice (Fapemig/Sede nº 07/2024), que teve seu resultado preliminar divulgado nesta semana. A iniciativa destinou 30 milhões de reais a projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMGs) em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.

Ao todo, foram apresentadas 66 propostas, sendo 40 habilitadas para a etapa 2 (Avaliação de Mérito). Nessa etapa, foram aprovadas 20 propostas para contratação em todo o estado de Minas Gerais, sendo duas formuladas por professores do Câmpus UFLA Paraíso e uma do Câmpus Lavras.

O projeto “Identificação e Análise de Fraudes por Revendedores no Mercado de Vendas Diretas através de Métodos de Inteligência Artificial” é coordenado pelo professor do  Câmpus Paraíso Leonilson Kiyoshi Sato de Herval, em parceria com a empresa UP Vendas e teve valor aprovado de R$ 524.322,08. Já a proposta “Dispositivo para Aquisição Automatizada de Dados de Geolocalização, Velocidade e Vazão integrados a um software para Análise e Tomada de Decisão na Cadeia Produtiva do Café”, coordenada pelo professor Henrique Luis Moreira Monteiro, também do Câmpus Paraíso, estruturou-se em parceria com a empresa AgroPCP, com valor aprovado de R$ 374.046,80. Do Câmpus Lavras, o projeto “Desenvolvimento de inovações no tratamento de fibras de celulose de madeira de eucalipto a fim de aprimorar a resistência mecânica do papel” tem  a coordenação do professor Paulo Ricardo Gherardi Hein e a parceria da empresa Celulose. O valor aprovado foi de R$ 749.319,00.

“Temos ido às empresas, conversado sobre o que a UFLA desenvolve, mostrado os projetos potenciais, as expertises dos professores. Além disso, os eventos, como o Meetup Acissp/UFLA, têm gerado um networking importante, com as empresas interagindo bastante conosco. A próxima edição desse evento ocorre em 28/8. Essa aprovação no Compete Minas é muito importante para o Câmpus Paraíso. Quando falamos em inovação, falamos de invenções e pesquisas que saem da Universidade e alcançam o mercado. Com projetos em parceria com as empresas, esse fluxo das inovações ao mercado será rápido, direto. Isso facilita a transferência de tecnologia, o que contribui muito para a vocação do nosso câmpus, cujo foco é a inovação”, relata o professor Leonilson, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso (Nitessp), que tem atuado na prospecção de parcerias locais.

O prazo para interposição de recursos administrativos ao resultado parcial da Chamada é de dez dias corridos a partir do primeiro dia após a data de divulgação do resultado. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) sugere que os autores das propostas não contempladas consultem o sistema Everest para conferir a justificativa apresentada pelos avaliadores e decidir se cabe apresentar recurso. No sistema, basta acessar Solicitações/Acompanhar Processos.

O Compete Minas busca estimular a criação de novos produtos e processos inovadores em todas as áreas do conhecimento, além de promover a competitividade das empresas mineiras.

Acesse o resultado

Texto: Maria Luiza Castro. Colaboração: Lucas Henrique Teixeira. Revisão: Ana Eliza Alvim (jornalista).