ALERTA: MAIS SECA, MENOS ÁGUA

Alterações climáticas estão causando secas em bacias hidrográficas de Minas Gerais

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 13 Agosto 2024 10:56 | Última Atualização: Quinta, 15 Agosto 2024 13:52
Gentileza solicitar descrição da imagem
Imagem: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

Uma pesquisa realizada no Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Lavras (DRH/UFLA) provou que, principalmente desde a última década, as alterações climáticas estão atuando fortemente sobre os recursos hídricos do estado de Minas Gerais, produzindo secas hidrológicas. De acordo com os pesquisadores, essa mudança foi observada, especialmente, nas bacias dos rios Jequitinhonha, São Francisco e Doce, o que pode impactar a economia e a sociedade mineira.

Para chegar a esse resultado, a equipe de pesquisa analisou o armazenamento de água subterrânea nos últimos 40 anos em cinco bacias hidrográficas de cabeceira de Minas Gerais, ou seja, em áreas de captação de água localizadas nas partes mais altas dessas bacias, com pouca interferência humana. A metodologia utilizada permitiu constatar a ocorrência de secas hidrológicas, ou seja, a diminuição da disponibilidade de água nos cursos d’água, principalmente nos períodos secos do ano.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência.