CONGRESSOS UFLA 2024

Finalizadas as atividades do Esquenta Ciufla - prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para 30/8

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 16 Agosto 2024 17:17 | Última Atualização: Sexta, 16 Agosto 2024 17:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

As oficinas de preparação para o Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (Ciufla) foram realizadas nesta semana, de 13/8 a 15/8. Mais de 750 estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, e 51 estudantes do ensino médio, bolsistas de iniciação científica júnior, participaram das atividades, destinadas a orientar esses públicos para a produção de resumos, apresentação de pôsteres e produção de pitches. Os conteúdos para inscrição deverão ser submetidos até 30/8 - esse prazo era inicialmente de 23/8 e foi prorrogado.

Foram ofertados quatro horários de oficinas, um deles especialmente destinado a estudantes do programa BIC Júnior. O pesquisador Pedro Henrique César ministrou as oficinas sobre resumos e pôsteres para graduandos, e a professora Evanise Silva Penido abordou o tema com os estudantes do ensino médio. Já as oficinas sobre pitches foram ofertadas pelas jornalistas da Diretoria de Comunicação (Dcom) Ana Eliza Alvim e Samara Avelar. Um modelo de pitch e de roteiro para gravação, bem como vinhetas com a identidade do Ciufla, dicas técnicas e materiais complementares foram produzidos pela Dcom para auxiliar os bolsistas na produção dos conteúdos e contribuir para a identidade visual dos trabalhos do Ciufla. Acesse os conteúdos.

Os participantes contam, ainda, com o minicurso on-line “Como fazer uma pesquisa bibliográfica?”, apresentado pelo professor Sérgio Henrique Godinho Silva e disponível no canal Descubra Ciência no Youtube.

O Esquenta Ciufla é organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Link para inscrições: CIUFLA - Sistema de Gestão