Pesquisa da UFLA prevê redução de chuvas em regiões cafeeiras de Minas Gerais

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Terça, 27 Agosto 2024 13:44 | Última Atualização: Terça, 27 Agosto 2024 13:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com a crescente preocupação em relação às mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, um estudo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou os padrões de chuvas em Minas Gerais, com foco nas áreas produtoras de café. Séries históricas das precipitações médias mensais, registradas de 1970 a 2000, foram comparadas com os dados de um modelo de previsão para o período de 2021 a 2100. Os resultados indicaram uma tendência de redução dos regimes de chuvas em quase  todos os municípios, afetando especialmente as mesorregiões hidrográficas do Rio Doce, Médio São Francisco e Jequitinhonha.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência.