FLORESTAS ALAGÁVEIS

Mudanças climáticas afetam florestas alagáveis de Minas Gerais que têm importantes funções ecológicas e sociais

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 10 Outubro 2024 12:48 | Última Atualização: Quinta, 10 Outubro 2024 12:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Quando se ouve falar em florestas alagadas, logo vem à memória imagens da Amazônia. Mas na região Sudeste do Brasil também há ecossistemas que assumem essa característica de várzea de forma sazonal, nas estações chuvosas do ano, e têm sua existência ameaçada pelas mudanças climáticas. É o que evidencia uma pesquisa pioneira realizada por pesquisadores do Laboratório de Fitogeografia e Ecologia Evolutiva  do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade de Zurique, na Suíça.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência