Docente da UFLA recebe Prêmio Pesquisador Destaque da Sociedade Brasileira de Química - Regional Minas Gerais
A professora Maria das Graças Cardoso, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal de Lavras (DQI/ICN/UFLA), é uma das homenageadas do Prêmio Destaque em Pesquisa SBQ-MG Edição 2024. A professora Graça, como é conhecida na Universidade, foi contemplada na categoria Pesquisador Sênior e recebeu a premiação no dia 24/11, em Diamantina (MG), durante o 36º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ/MG).
O prêmio tem como principal objetivo reconhecer a contribuição de pesquisadores para o desenvolvimento da Química no estado de Minas Gerais, em três categorias: Jovem Talento, Pesquisador Pleno e Pesquisador Sênior. Na categoria Pesquisador Sênior, a professora Graça concorreu com pesquisadores com mais de 25 anos de doutoramento e que atuam há mais de 10 anos em atividades de pesquisa e desenvolvimento no estado de Minas Gerais.
Professora Graça é docente Titular da UFLA e integra o grupo de 12% das mulheres que estão no nível de pesquisadoras 1A do CNPq. A docente também é coordenadora do Centro de Referência Nacional em Análise de Cachaça, projeto com um aporte de mais 3 milhões da Fapemig; já publicou mais de 320 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, orientou cerca de 150 estudantes nos níveis de mestrado e doutorado, e 92 alunos de Iniciação Científica. É autora de cinco livros e um capitulo de livro publicado internacionalmente. Dentre estes, o livro “Produção de aguardente de cana”, já na quarta edição, é considerado a Bíblia dos produtores.
Com todo esse currículo, a professora Graça ainda afirma que o prêmio “tem a conotação de uma das joias mais raras. Este prêmio não é meu, é de todos aqueles que estão comigo. Sou muito grata especialmente ao meu departamento e mais ainda àqueles que são a minha matriz, que são os produtores, e os meus queridos alunos, que são minhas pernas, meus braços, tanto aqueles que já passaram quanto aqueles que estão no laboratório”. Em seu discurso, a docente também estendeu os agradecimentos a todos que contribuem para o seu trabalho no dia a dia, desde os profissionais de serviços gerais até as instituições de fomento.
Professora Graça trabalha com duas linhas de pesquisa: a química de produtos naturais e a qualidade da cachaça, que vem ganhando projeção nos últimos anos. “Tirar a cachaça de onde estava há 20 anos e trazê-la ao patamar em que ela está hoje, de bebida de qualidade, é extremamente gratificante”, afirma. “E isso sem beber cachaça”, brinca.
A professora foi indicada por uma Comissão nomeada pelo DQI/ICN. Todas as indicações advindas das Instituições Mineiras foram encaminhadas pela Diretoria da SBQ/MG a um Comitê Externo, composto por pesquisadores de fora do estado de Minas Gerais e nacionalmente reconhecidos. Como critério de escolha, foram avaliados, de cada pesquisador: a produção científica; orientações de mestrado e doutorado; contribuições para a sociedade, por meio de ações extensionistas e de divulgação científica; liderança e contribuições pessoais para a melhoria do ensino (superior e básico) e pesquisa em Química; impacto local, nacional e internacional dos trabalhos realizados.
Aos estudantes, a professora Graça deixa uma mensagem: "para vencer, há necessidade é de garra, coragem, mas com muito amor, humildade e gratidão. Sou muito feliz!"