Docente da UFLA conquista o 2° lugar do Prêmio Abragesp de Teses, Dissertações e TCCs em Gestão do Esporte
A tese de doutorado do professor Pedro Parolini, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA), conquistou o segundo lugar no Prêmio Abragesp de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Gestão do Esporte. A pesquisa tem como tema a gestão de patrocínio em organizações esportivas, sobretudo relacionadas ao voleibol, e resultou em um modelo para aperfeiçoar a gestão desses patrocínios.
“Atualmente, os projetos esportivos no Brasil têm como principal fonte de financiamento o patrocínio. No caso do voleibol, esses recursos correspondem a cerca de 90% da receita. Nosso objetivo foi entender como é feita a gestão desse patrocínio do início ao fim e propor um modelo prático para aperfeiçoá-la”, explica o docente.
No estudo, foram realizadas entrevistas com as cinco principais equipes de voleibol feminino profissional do País, classificadas na superliga A. Também foram entrevistados torcedores, para avaliar a percepção que eles têm do patrocínio. A análise do material coletado resultou em um modelo de gestão de patrocínio, uma contribuição prática para a comunidade esportiva, que será compartilhada em breve, na forma de playbook.
“O prêmio leva em consideração a relevância da pesquisa, o rigor acadêmico e o retorno prático para a sociedade; portanto, na condição de pesquisador, é um privilégio enorme receber esse reconhecimento. Para a UFLA, é um indicador da presença de pesquisadores com relevância no cenário esportivo”, declara o docente, que é egresso do curso de Educação Física da UFLA e acaba de retornar à Instituição como docente.
A tese de doutorado foi defendida na Universidade de São Paulo (USP) em 2023, e concorreu ao prêmio com trabalhos de todo o país, defendidos no período de 2021 a 2023. A premiação foi entregue durante o 15° Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, realizado de 28 a 30 de novembro.