Ir direto para menu de acessibilidade.
Corrida Desigual

Adaptação das florestas do continente americano é mais lenta que o avanço das mudanças climáticas

Escrito por Laís Naves | Publicado: Quinta, 15 Mai 2025 16:04 | Última Atualização: Segunda, 19 Mai 2025 16:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Diante das mudanças climáticas, as florestas têm o desafio de se adaptarem para sobreviver. Uma maior presença de espécies que perdem as folhas na estação seca para conservar água e energia, e alterações na estrutura das folhas são algumas das mudanças possíveis para adequação às novas condições ambientais. Mas será que o ritmo dessas adaptações das florestas do continente americano tem sido compatível com o ritmo de mudanças climáticas? Um estudo feito em cooperação internacional, com participação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e publicado na revista Science em março de 2025, mostra que as mudanças têm ocorrido em um ritmo mais lento do que o necessário.

Os dados para a elaboração do artigo “Tropical forests in the Americas are changing too slowly to track climate change” foram coletados ao longo de mais de 40 anos (1980–2021), em trechos de florestas tropicais distribuídos por diferentes regiões do continente e monitorados continuamente. De acordo com o professor Rubens Santos, um dos autores do artigo, a velocidade das transformações é relativamente pequena, o que é extremamente preocupante para o funcionamento dos ecossistemas. Além disso, esses resultados alertam para a possível perda de sustentabilidade de processos e serviços ecossistêmicos. Apesar de ser um trabalho com espécies arbóreas, a substituição ou perda delas, terá um efeito em cascata em diferentes grupos, por exemplo em abelhas, tão importantes na polinização e, consequentemente, na produtividade agrícola. Acesse o Portal da Ciência para ler o texto completo.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção