Ir direto para menu de acessibilidade.
nova revolução verde

UFLA desenvolve biorreator de baixo custo para produção de bioinsumos por pequenos agricultores

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 04 Junho 2025 16:32 | Última Atualização: Quinta, 05 Junho 2025 11:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma nova pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu um biorreator de baixo custo, que promete transformar a forma como pequenos e médios agricultores cultivam suas plantações. Esse equipamento inovador é projetado para criar condições ideais ao crescimento de microrganismos, como as bactérias, cuja produção resulta em insumos que podem ser usados como biofertilizantes na agricultura. O projeto apresenta uma alternativa acessível e sustentável para a produção de alimentos, buscando melhorar tanto a eficiência agrícola quanto a preservação ambiental.

Esse biorreator pode ser montado por cerca de mil reais, uma pequena fração do custo dos atuais equipamentos similares, que podem ultrapassar de dezenas a centenas de milhares de reais. Utilizando materiais simples e uma panela de pressão para a esterilização, o biorreator torna possível que os agricultores produzam bioinsumos com bactérias benéficas em suas próprias propriedades, aumentando sua autonomia e promovendo uma agricultura mais sustentável.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção