Saúde mental no Programa BIC Jr.: eventos chamam a atenção dos jovens para o tema
Estudantes do ensino médio, que são integrantes do Programa de Iniciação Científica Júnior (Bic Jr.), participaram de uma palestra com o tema “saúde mental na atualidade”, proferida pela professora do Departamento de Medicina Kátia Poles.
A professora falou sobre problemas que muitos estudantes enfrentam nas escolas, como lidar com a pressão, estresse e até questões mais profundas, como problemas familiares e depressão. Os temas foram sugeridos previamente pelos próprios estudantes do Bic Júnior. Além disso, a professora deu orientações sobre como lidar com essas questões no dia a dia, incentivou a prática de atividades físicas, atividades ao ar livre e defendeu menos tempo de tela, o que pode diminuir a ansiedade nos adolescentes.
Os participantes demonstraram interesse pelos assuntos discutidos e gostaram da forma como foi abordado o tema. “Eu achei muito legal a maneira como a Kátia Poles abordou o assunto, especialmente ao falar sobre como o celular pode também afetar nossa saúde mental”, disse a estudante Júlia Simoncini da Silva, que atualmente faz parte de um projeto no Departamento de Engenharia pelo programa BIC Júnior.
“É importante falarmos sobre esse tema com os jovens dessa faixa etária, porque os adolescentes precisam de um apoio, precisam saber como cuidar da saúde mental, principalmente agora que muitos vão fazer o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, realça a professora.
Além da palestra, a coordenação do Programa BIC Júnior promoveu outros dois encontros com os bolsistas para discutir saúde mental, envolvendo inclusive a exibição do filme "Cenas da vida adolescente", com mediação das discussões feita pelo professor da Unilavras Reynaldo Gusmão.
Segundo a coordenadora do programa na UFLA, professora Luciana Lopes Silva Pereira, os próprios estudantes têm manifestado muitas dúvidas relacionadas à saúde mental. “Essa fase é marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais. Quisemos atendê-los com celeridade pela importância do assunto, em qualquer idade e contexto, mas ainda maior na idade de vocês.”, comenta.
A palestra e os encontros do BIC Jr. sobre saúde mental foram realizados em junho, no prédio das Pró-Reitorias Acadêmicas.
Este texto foi escrito pela estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Cinira de Carvalho Lara Lima, integrante do Programa BIC Júnior em atuação da Diretoria de Comunicação da UFLA. Revisão editorial: Ana Eliza Alvim.


