Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
ROBÔ SOCIAL TEOMÓRFICO

Equipe da UFLA participa de projeto internacional que busca criar estátuas budistas interativas para museu Nacional da Coreia do Sul

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 16 Setembro 2025 14:00 | Última Atualização: Quinta, 18 Setembro 2025 15:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

Imagine o visitante de um museu na Coréia do Sul vivendo uma experiência imersiva com as estátuas de Buda, que lá são consideradas “tesouros nacionais”. Além de apreciar, o visitante pode conversar com as estátuas. Elas respondem às suas perguntas sobre o budismo e são capazes, inclusive, de interpretar mudras feitos pelo visitante (gestos simbólicos feitos com mãos e dedos nas práticas espirituais e religiosas). Essa cena poderá ser real em pouco tempo, no Museu Nacional da Coreia, e os robôs de Buda que prometem essa interação com o público estão sendo projetados com a participação de uma equipe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da  Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA).

Durante todo o mês de junho de 2025, o estudante de Ciência da Computação da UFLA Marco Túlio Amaral Silva esteve no Human-Machine Lab da Ontario Tech University, em Oshawa, Ontário, Canadá, no encontro que congregou as equipes que se dedicam ao projeto internacional Large Language Model (LLM)/Large Behaviour Model (LBM) and Augmented Reality (AR) for Fine Arts (Grandes modelos de linguagem e comportamento e realidade aumentada para Belas Artes). O objetivo do estudo é desenvolver robôs sociais com comportamento orientado por inteligência artificial (...) Leia a reportagem no Portal da Ciência.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção