Equipe da UFLA participa de projeto internacional que busca criar estátuas budistas interativas para museu Nacional da Coreia do Sul
Imagine o visitante de um museu na Coréia do Sul vivendo uma experiência imersiva com as estátuas de Buda, que lá são consideradas “tesouros nacionais”. Além de apreciar, o visitante pode conversar com as estátuas. Elas respondem às suas perguntas sobre o budismo e são capazes, inclusive, de interpretar mudras feitos pelo visitante (gestos simbólicos feitos com mãos e dedos nas práticas espirituais e religiosas). Essa cena poderá ser real em pouco tempo, no Museu Nacional da Coreia, e os robôs de Buda que prometem essa interação com o público estão sendo projetados com a participação de uma equipe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA).
Durante todo o mês de junho de 2025, o estudante de Ciência da Computação da UFLA Marco Túlio Amaral Silva esteve no Human-Machine Lab da Ontario Tech University, em Oshawa, Ontário, Canadá, no encontro que congregou as equipes que se dedicam ao projeto internacional Large Language Model (LLM)/Large Behaviour Model (LBM) and Augmented Reality (AR) for Fine Arts (Grandes modelos de linguagem e comportamento e realidade aumentada para Belas Artes). O objetivo do estudo é desenvolver robôs sociais com comportamento orientado por inteligência artificial (...) Leia a reportagem no Portal da Ciência.


