Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Câmpus Paraíso

Inova Paraíso 2025: três dias de imersão em inovação e empreendedorismo em São Sebastião do Paraíso

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 17 Setembro 2025 09:03 | Última Atualização: Quinta, 18 Setembro 2025 15:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

A terceira edição do Inova Paraíso, evento de inovação e empreendedorismo, ocorreu nos dias 12 a 14 de setembro, em São Sebastião do Paraíso e reuniu estudantes, pesquisadores e empresários no espaço da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP). A programação contou com palestra, workshop, bootcamp, hackathon e demoday, criando uma agenda intensa de aprendizado, prática e conexões estratégicas.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NEEITech) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Câmpus Paraíso, com apoio da ACISSP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do edital de fomento Nº 002/2025 - Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado de Minas Gerais, Teve como objetivo aproximar universidade, empresas e governo, estimulando a transformação de desafios locais em oportunidades de negócios inovadores por meio da participação ativa de estudantes. Esses também são os objetivos da UFLA-Paraíso, no fomento do pensamento inovador e empreendedor para transformação social e econômica do Estado de Minas Gerais. 

Tríplice Hélice

IMG 6661A solenidade de abertura reuniu representantes da UFLA, do setor empresarial e do poder público. Composição que evidencia a Tríplice Hélice da Inovação, como elemento estratégico para impulsionar o desenvolvimento regional.

Pela universidade, participaram o professor Leonilson Herval, coordenador do Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech - Paraíso) e do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NITESSP), e a professora Raissa Andrade, coordenadora do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NEEItech).

Também estiveram presentes o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Moraes, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais (SEDE - MG), Lucas Mendes; o diretor de Administração e Finanças da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP), Márcio Aguiar e a professora Aracele Garcia, do Instituto Federal do sul de Minas, câmpus Muzambinho (IFSULDEMINAS), representando o Ecossistema Local de Inovação Inova sudoeste de Minas. 

Em sua fala, Lucas Mendes destacou: “Feliz o município que tem uma universidade pública federal. Ela não é apenas produtora de conhecimento, mas também uma instituição que movimenta a economia local, com palestras e interação com empresas da região. Ao longo dos anos, tive o prazer de atuar com diversas instituições de ciência e tecnologia. A UFLA-Paraíso tem-se destacado por vários motivos: pela garra em participar e se fazer presente nas oportunidades de inovação e pelo diferencial no desenvolvimento do pensamento inovador e empreendedor.”

Programação diversificada

Durante os três dias, os participantes tiveram acesso a palestras e oficinas práticas sobre metodologias e ferramentas de inovação e empreendedorismo, incluindo: design thinking, canvas propIMG 6755osta de valor, canvas modelo de negócios, prototipação na ferramenta Figma, desenvolvimento de mínimo produto viável (MVP) e apresentação em formato de pitch.

Entre os destaques da programação, houve as palestras “Introdução ao Ecossistema de Startups”, ministrada por Leandro Rodrigues, facilitador do Sebrae, CEO da Checkbits e cofundador da Fusion Tecnologia, e “Empreender com Sabor: a Jornada da Amarena Sorvetes”, ministrada por Karina Criscila, empresária de São Sebastião do Paraíso e CEO da Amarena Sorvetes.

Desafios reais e soluções inovadoras

Em parceria com empresas locais, a partir de demandas e desafios reais das empresas (mantida a confidencialidade da identificação), foram selecionados desafios que contemplaram os setores de agronegócio, indústria e comércio/serviços. Os grupos formados durante o evento desenvolveram soluções inovadoras, apresentadas no Demoday, realizado no domingo (14/9), a uma banca avaliadora composta por empresários e agentes de aceleração.

IMG 7120Durante o Demoday, os grupos participantes, em formato de pitch, apresentaram soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas para os desafios reais das empresas. As equipes foram: Tracelink, TRACC e CoFlow, responsáveis por soluções de rastreabilidade na cadeia produtiva do café; CALLPK, com foco em uma solução para pesagem e controle de qualidade na indústria alimentícia; e AutoS, que apresentou uma solução de segurança para autoatendimento em supermercados.

Como resultado, além da qualidade das soluções apresentadas, do desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo dos participantes e da interação com o setor produtivo, houve uma proposta de investimento-anjo feita publicamente a um dos grupos, evidenciando o potencial de negócios gerado pelo evento.

A banca avaliadora foi composta por Breno Carrara (Agente de Aceleração do Parque Tecnológico de Viçosa), Evandro Ferrari (CEO do Clube de Empresários Paraíso),  Fernanda Melo (CEO da Pensamentoria) e Mateus Silva (CEO da Compacta Gráfica Digital e Investidor).

O evento também contou com a colaboração do Centro de Estudos em Otimização e Sustentabilidade (Ceos), vinculado ao curso de Engenharia de Produção da UFLA – Câmpus Paraíso, responsável pelo contato com empresas e pela identificação e compilação dos desafios reais que seriam trabalhados pelos grupos participantes durante o Inova Paraíso.

Protagonismo estudantil

inova01Para o professor Leonilson Herval, um dos pontos fortes foi a atuação dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia e membros do NEEITech – UFLA, que assumiram papel protagonista na organização e execução das atividades. Essa participação ativa reforça o potencial de formação prática e de experiências e vivências, além do engajamento desses estudantes em iniciativas de impacto local e regional. 

Consolidação e próximos passos

O Inova Paraíso 2025 consolidou-se como um espaço de aprendizado e conexão, abrindo caminhos para novas parcerias e soluções de impacto. A expectativa agora se volta para a edição de 2026, com foco no fortalecimento contínuo da vivência universitária em inovação e empreendedorismo, na aproximação com as demandas do setor produtivo e na consolidação do ecossistema de inovação.

Texto: Francielly Naves Fagundes - Bolsista de Apoio Técnico em Ciência, Tecnologia e Inovação, da Diretoria de Inovação e Tecnologia (DINTEC) da UFLA - revisão Cibele Aguiar - jornalista DCOM/UFLA

Fotos: Isadora Bernardo Rezende e Maria Eduarda Pedroso Pimenta

CLIQUE NESTE LINK E ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção