Professores da UFLA são reconhecidos no CBSoft 2025 em premiações de melhor artigo e tese de destaque
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi destaque nacional no Brazilian Conference on Software: Practice and Theory (CBSoft), a mais importante conferência brasileira da área de Engenharia de Software, realizada em Recife, com a organização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foram dois reconhecimentos de excelência científica: o prêmio de Melhor Artigo (Best Paper Award) no X Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing (SAST) e o 3º lugar no Concurso de Teses de Engenharia de Software do Brasil (edição 2024).
A premiação de Melhor Artigo foi concedida ao trabalho “On the Energy Footprint of Using a Small Language Model for Unit Test Generation”, de autoria do professor Rafael Durelli, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) (DCC/ICET/UFLA), em parceria com os pesquisadores André Takeshi Endo e Vinicius Durelli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O estudo foi reconhecido pela proposta inovadora de avaliar o impacto energético de modelos de linguagem na geração automatizada de testes de software, tema alinhado às demandas emergentes por computação sustentável.
Além do artigo premiado, o professor Rafael Durelli foi coautor de três artigos apresentados nas trilhas de indústria, abordando temas de alta relevância para a indústria de software: "Architectural Design for Scalability: Pé de Meia Incentive Savings Platform", "Log-Driven Autonomic Auto-Scaling with LSTM Forecasting: An Industrial Case in On-Premises Containerized Systems" e "Scaling Data Management for Public Education: The Case of the Educational Hub Sistema Gestão Presente".
Publicações relevantes
A atuação do professor Ricardo Terra também reforçou a presença da UFLA na conferência, em três artigos apresentados. Um dos destaques foi o trabalho do recém-bacharel em Sistemas de Informação João Victor de Morais, que apresentou o artigo “Testing REST APIs on National Irrigation Information System” na trilha da Indústria. O estudo é fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no âmbito de um projeto de inovação tecnológica da UFLA em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A contribuição da UFLA na formação de novos pesquisadores também se evidenciou com mais duas publicações provenientes de TCCs orientados pelo professor Ricardo Terra. Os egressos Matheus Resende (Ciência da Computação) e Arthur Castro (Sistemas de Informação) tiveram seus artigos aprovados na trilha de ferramentas do XXXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), com os trabalhos “ArchLintor: detecting architectural violations in TypeScript systems” e “FluentArch: uma abordagem moderna para verificação de conformidade arquitetural em C#”, respectivamente.
Tese destacada
O prêmio de 3º melhor tese nacional foi concedido à pesquisa de Luana Martins, coorientada pelo professor Heitor Augustus Xavier Costa juntamente com os docentes Ivan Machado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, Fábio Palomba, da Universidade de Salerno (Unisa), na Itália, em que segue como pesquisadora. Luana iniciou sua trajetória acadêmica na UFLA, onde se formou bacharela e mestra na mesma área. Com atuação focada em qualidade de testes de software, reúne experiência tanto na pesquisa quanto na prática profissional, com interesses que abrangem temas como sistemas de tecnologia assistiva, reforçando a amplitude e relevância de sua contribuição científica para a Engenharia de Software.
Reconhecimento crescente
De acordo com o professor Rafael Durelli, a participação no CBSoft 2025 evidencia a maturidade do trabalho desenvolvido no ICET/UFLA, tanto na pesquisa quanto na formação acadêmica. A presença de artigos premiados e publicações derivadas de projetos e TCCs, em parceria com instituições nacionais e internacionais, evidencia a inserção efetiva do grupo em redes colaborativas de pesquisa na área. “Essas publicações reforçam a contribuição da UFLA para o avanço da pesquisa e inovação em Engenharia de Software, consolidando a relevância da universidade em colaboração com órgãos governamentais e a formação de novos profissionais”, pontuou.



