Estudantes de Engenharia Civil da UFLA são premiados por projeto de habitação social em bambu
Os estudantes de engenharia civil Laís Cunha Ferreira e Gabriel Carmo Silva dos Santos receberam a premiação de 2º lugar na 6ª Jornada Abenc* de Trabalhos Técnicos Acadêmicos de Engenharia Civil Paulo Salomão, pelo trabalho “Habitação social pré-moldada em bambu de vedação e estrutural para atender a calamidade no Estado do Rio Grande do Sul”, orientado pela professora Andréa Corrêa do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA).
O estudo foi realizado entre abril e outubro de 2024, período em que ocorreu as enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul, e teve o objetivo de desenvolver o detalhamento estrutural e de vedação no anteprojeto arquitetônico modular pré-moldado, desenvolvido também pela professora Andréa Corrêa. Para o congresso foi enviado um resumo expandido do estudo que também contou com a supervisão da arquiteta Celina Llerena.
Ex-membros do Núcleo de Estudos em Materiais e Técnicas Não Convencionais na Construção Civil (Nemantec-UFLA), Laís e Gabriel, destacam a importância da premiação. “O prêmio representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da graduação e reforça a importância da pesquisa em bioconstrução, especialmente com o uso do bambu, com aplicação relevante em projetos de habitação social, sobretudo em contextos de calamidade e reconstrução”.Para a professora Andréa, a premiação é motivo de orgulho para a Escola de Engenharia da UFLA (EENG/UFLA). “A premiação a esse trabalho demonstra a importância da utilização do bambu como material de construção não convencional. É importante ressaltar que a premiação veio de um Congresso Brasileiro de Engenharia Civil, quebrando paradigmas na utilização do bambu frente à materiais tradicionais como concreto e aço”, destaca.
A 6ª Jornada Abenc* fez parte da programação do 30º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC) que ocorreu nos dias 5 a 7 de novembro, no Auditório Master da Uniritter – Campus Zona Sul, em Porto Alegre (RS). Promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) com o patrocínio do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), o evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país para debater temas centrais da Engenharia Civil, com enfoque em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico.
A programação incluiu palestras magnas, painéis técnicos e minicursos, abordando assuntos como inteligência artificial na construção civil, infraestrutura ferroviária, reservatórios de água, sustentabilidade e empregabilidade na engenharia. O evento reforça o compromisso com o avanço técnico e científico da engenharia, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento da categoria profissional.
*Associação Brasileira de Engenheiros Civis - ABENC


