Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Pós-graduação

Resultado preliminar da Avaliação 2025 da CAPES indica crescimento de 28% nos conceitos dos Programas de Pós-Graduação da UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 20 Janeiro 2026 09:54 | Última Atualização: Terça, 20 Janeiro 2026 11:06
Imagem: Divulgação

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve resultados expressivos na Avaliação Quadrienal 2021-2024 dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar foi divulgado no dia 12 de janeiro de 2026 e evidencia o fortalecimento contínuo da pós-graduação da Instituição.

Ao todo, foram avaliados 43 Programas de Pós-Graduação stricto sensu (PPGSS) da UFLA, sendo 35 programas acadêmicos — que ofertam 24 cursos de doutorado e 35 cursos de mestrado — e oito programas profissionais, com oito cursos de mestrado e um curso de doutorado.

Os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal 2025 atestam a qualidade crescente dos cursos stricto sensu da Universidade. Três programas foram avaliados com nota 7 e sete programas com nota 6, conceitos que refletem excelência acadêmica e forte inserção internacional da UFLA. A novidade desta avaliação está na inclusão dos programas de Engenharia de Biomateriais e Microbiologia Agrícola no seleto grupo de programas de nota máxima, no qual já fazia parte o programa em Ciência do Solo. O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira passou para a nota 6. Além disso, 26 programas obtiveram classificação Muito Bom ou Bom, sendo 12 deles avaliados com nota 5.

Entre os cinco programas que receberam nota 3, destaca-se que um deles passou por sua primeira avaliação no sistema Capes, o que evidencia o processo de consolidação e amadurecimento do programa. Ressalta-se, ainda, que um programa foi criado no ano de 2025 e, por esse motivo, figura com conceito A, conforme as normas vigentes da avaliação.

A Avaliação Quadrienal da Capes tem como objetivo verificar se os cursos atendem ao padrão mínimo de qualidade exigido e seus resultados subsidiam o Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) na deliberação sobre a continuidade das atividades dos cursos. Os conceitos atribuídos variam de 1 a 7 e consideram critérios como o perfil do corpo docente, a atuação discente, incluindo a produção de teses e dissertações, a produção intelectual gerada e o impacto e a inserção social dos programas.

Em comparação com o quadriênio anterior, os resultados demonstram uma evolução consistente da pós-graduação da UFLA: 28% dos programas apresentaram elevação de conceito e 68% mantiveram suas notas, evidenciando estabilidade, qualidade acadêmica e o fortalecimento contínuo dos Programas de Pós-Graduação da Instituição.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Adriano Teodoro Bruzi, os resultados refletem o empenho da comunidade acadêmica e reafirmam o compromisso institucional com a excelência na formação de mestres e doutores.“Esse avanço é fruto do trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos e coordenações, aliado a uma política institucional voltada à qualidade, à inovação e à internacionalização. Registramos nosso reconhecimento também à gestão anterior da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, cujo trabalho foi importante para os resultados alcançados. Seguimos comprometidos com o aprimoramento contínuo dos Programas de Pós-Graduação, fortalecendo a excelência acadêmica, a formação qualificada e o impacto científico e social da UFLA.”

O resultado final da avaliação será divulgado até o dia 29 de maio de 2026, conforme a Portaria CAPES Nº 14, de 9 de janeiro de 2026.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção