Comunicado
Institucional
Ensino
Extensão
DATA/HORÁRIO: 21/12/2021 – 8 horas
LOCAL: Reunião pelo Google Meet
PAUTA:
1) Analisar e aprovar o Protocolo de Biossegurança e Conduta para retorno da Moradia Estudantil da UFLA;
2) Analisar e aprovar o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades do Transporte Coletivo Institucional (Mamute) da UFLA;
3) Exigência do Passaporte Vacinal;
4) Assuntos Gerais:
SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:
1) O Protocolo de Biossegurança e Conduta para retorno da Moradia Estudantil da UFLA foi apresentado pela Presidenta Christiane e comentado por Cássio Ribeiro. A Pró-Reitora da Praec, Elisangela Elena, foi convidada e explicou sobre a moradia estudantil e o protocolo. Houve discussão sobre a exigência do cartão vacinal para esses moradores, visto que para dividir quarto não há como garantir o uso de máscaras a noite toda. O Protocolo de Biossegurança e Conduta para retorno da Moradia Estudantil da UFLA foi aprovado com o número total de moradores, desde que se faça e siga as alterações sugeridas, como: a comprovação da finalização do ciclo de imunização (uma ou duas doses, a depender da vacina), orientações em caso de teste positivo (entrar em contato com o ambulatório e se manter isolado).
2) José Sebastião Andrade discursou sobre o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades do Transporte Coletivo Institucional (Mamute) da UFLA, expôs suas considerações, sendo adicionar o link da página do site do CEE no protocolo, aderir a campanhas sobre orientações gerais para os passageiros, emitindo parecer favorável à aprovação. Flademir Wouters propôs aprovação, desde que sigam as considerações sugeridas; por fim, o protocolo foi aprovado.
3) Elisângela Elena Nunes explicou um pouco sobre a alteração no protocolo do R.U. Será usado o salão da parte de baixo, e também os balcões de self-service com a proteção de acrílico. Tal protocolo ainda passará por análise para aprovação na próxima reunião. Assim, despediu-se da reunião.
4) Foi discutido sobre o passaporte vacinal. José Sebastião Andrade fez considerações sobre algumas IFES que já normalizaram em seus conselhos a exigência do passaporte vacinal para as atividades acadêmicas presenciais. Sobre o aspecto legal, não há definição de quem são as autoridades. A Lei 13.979, de fevereiro de 2020, estabelece que para o enfrentamento da emergência na saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, a vacinação e outras medidas profiláticas. José apontou instituições que já aderiram à exigência, são elas: UFABC, UERJ, UFES, UFF, UFJF, UFPA, UFSC, UFSCar, UFRGS, UFRJ, UFOP, UFEPel, UNICAMP, USP. Viviane Naves propôs encaminhar à Reitoria um documento para consulta sobre viabilidade administrativa e legal.
DELIBERAÇÕES:
1) A Presidenta irá verificar com o Halen e com a Reitoria a necessidade de apoio para organização das filas de embarque e observações junto ao público sobre a lotação do veículo.
2) Enviar memorando à Reitoria sobre a exigência de passaporte vacinal.
Pesquisa
Internacionalização
Últimas Notícias
- Prape divulga nova chamada para bolsa voltada a estudantes ingressantes 13/05/26 12:01
- Oitava edição do Pint of Science debaterá saúde mental, história e cafés especiais 12/05/26 15:13
- UFLA conquista medalhas, títulos e índices no JUMS 2026 12/05/26 14:47
- Visita internacional fortalece parceria na agricultura sustentável entre UFLA e Bishop's University 12/05/26 8:38
- Evento no Centro de Cultura promove troca de experiência internacional 11/05/26 16:32
- Programa Inov@ção UFLA inicia visitas de acompanhamento dos projetos 11/05/26 16:02
- XI Ciclo de Palestras em Microbiologia de Fermentações debate nanotecnologia e inovações no setor de alimentos 11/05/26 15:52


