Ir direto para menu de acessibilidade.

DATA/HORÁRIO: 06/01/2022 – 14 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

 

PAUTA:

 

1)        Aprovar a memória de reunião do dia 30 de dezembro;

2)        Analisar e aprovar Protocolo de Biossegurança para Curso Prático de Suturas realizado pelo Núcleo de Estudos em Felinos (NEFEL);

3)        Analisar e avaliar Protocolo de Biossegurança para Evento Circuito UFLA de Corrida de rua 2022;

4)        Analisar e aprovar Protocolo de Biossegurança para Projeto Comunitário Kung Fu Tai Shan;

5)        Analisar e aprovar Protocolo de Biossegurança - COPA SOUL SUL MINEIRO;

6)        Parecer sobre a manutenção de evento da PRAEC que será realizado dia 22 de janeiro;

7)        Retorno de conteúdo presencial do curso de Medicina Veterinária e Medicina;

8)        Assuntos Gerais:

 

 

 

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

 

1)        A memória de reunião foi apresentada e aprovada.

2)        Devido a situação  epidemiológica desfavorável do município de Lavras, houve discussão sobre as aprovações dos protocolos de biossegurança listados na pauta. Flávia discursou sobre Protocolo de Biossegurança para Curso Prático de Suturas, Miriam Monteiro propôs que curso da turma 1 que acontece dia 8 de  janeiro analisado à luz do protocolo vigente da UFLA, deve ser aprovado, os demais eventos serão reavaliados a partir da revisão que será feita em atualização do protocolo de biossegurança, na semana do dia 10 de janeiro, após a definição do novo protocolo, os outros eventos posteriores serão analisados à luz desse novo protocolo, José Sebastião se absteve e os demais membros apoiaram, desta forma, a proposta foi aprovada.

3)        Em razão da atual situação epidemiológica do município de Lavras e do estado de Minas Gerais devido ao aumento dos casos de Covid-19 e de gripe H3N2 e considerando  a Portaria Normativa da Reitoria Nº3 publicada em 05/01/2022, o Comitê definiu que os Protocolos de Biossegurança para Evento Circuito UFLA de Corrida de rua 2022 e, o Projeto Comunitário Kung Fu Tai Shan, serão reavaliados após a definição do novo protocolo de biossegurança da UFLA.

4)        Flávia Alvarenga informou e explicou sobre o evento COPA SOUL SUL MINEIRO, por fim, esclareceu que organizador espera uma resposta, pois a estrutura do evento já está em desenvolvimento, Rômulo Siqueira disse que a resposta ao organizador pode ser que o  protocolo será apurado na próxima semana, Francisval completou, dizendo que houve uma mudança de cenário, por isso, o protocolo será reavaliado, e posteriormente, será dado uma posição sobre a avaliação, visto que, no presente momento não se pode decidir sobre a possibilidade da realização do evento no mês de Março na UFLA, os demais membros concordaram com a proposta.

5)        Renata Serra informou que o evento da PRAEC Janeiro Branco, foi adiado em função do atual contexto epidemiológico.

6)        Priscila Vieira e Miriam Monteiro explicaram sobre o retorno de conteúdo presencial do curso de Medicina Veterinária e Medicina, com o atual cenário epidemiológico, no fim,  solicitaram um parecer sobre a portaria publicada na tarde do dia de ontem 05/01/2022, PORTARIA NORMATIVA DA REITORIA No 3, DE 5 DE JANEIRO DE 2022, foi então verificado em consonância com a reitoria, a Chefe de Gabinete Cinthia Murad, que cursos da área de saúde podem exercer atividades  letivas no formato presencial a partir de 10 de janeiro de 2022 conforme previsto no artigo II - PORTARIA NORMATIVA DA REITORIA No 3, DE 5 DE JANEIRO DE 2022. Portanto, o Comitê COVID-19 considera que os cursos da área de saúde junto aos seus respectivos colegiados decidirão quais componentes curriculares teóricos práticos retornarão presencialmente a partir da data de 10 de janeiro de 2022.

8)        Miriam Monteiro solicitou que não se realizassem mais decisões de última hora, como foi realizado via whatsapp, orientou que o Comitê deve ter uma posição de não permitir que isso aconteça novamente, quando houver a necessidade da tomada de decisão e, for necessária uma consulta ao comitê, que seja realizada uma reunião extraordinária. José Sebastião comentou que a decisão foi a melhor possível e agradeceu a todos que contribuíram.

DELIBERAÇÕES:

1)        Divulgar a memória de reunião na página do Comitê COVID-19.

2)        Informar aos organizadores do Curso Prático de Suturas que apenas a Turma 1 foi aprovada.

3)        Informar aos organizadores do evento Circuito UFLA de Corrida de rua 2022 e do Projeto Comunitário Kung Fu Tai Shan, que os protocolos serão reavaliados.

4)        Informar ao organizador do evento COPA SOUL SUL MINEIRO que o protocolo será reavaliado.

5)        Enviar um e-mail informando o parecer sobre a  PORTARIA NORMATIVA DA REITORIA No 3, DE 5 DE JANEIRO DE 2022, aos diretores dos cursos da área de saúde.