DATA/HORÁRIO: 21/01/2022 – 13:30 horas

2) Reavaliação do  Protocolo de Biossegurança - COPA SOUL SUL MINEIRO;

3) Adoção de parâmetros de distanciamento no Plano de Contingenciamento;

4) Manejo de surtos na universidade;

5) Resposta ao Memorando Gabinete Reitoria: Solicita manifestação sobre retomada das aulas presenciais, atividades administrativas presenciais e abertura do campus;

6) Protocolo de utilização do Ginásio de ginástica - DEF;

7) Assuntos Gerais:

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1) Viviane propôs enviar um memorando à reitoria, solicitando uma Portaria para que o diretor do Campus São Sebastião do Paraíso, Fernando Henrique Ferrari, seja integrante do Comitê Covid UFLA.

2) Flávia discursou sobre os detalhes da COPA SOUL SUL MINEIRO, o qual será realizado no dia 6 de março e 4 de maio, o evento será na mata ao lado do  CIUNI, Dany Flávio propôs que o Protocolo de Biossegurança do Evento seja aprovado com ressalva que as únicas condições impeditivas para o evento na data prevista são: município de Lavras em onda vermelha ou roxa e/ou que o campus esteja suspenso para atividades letivas ou administrativas, Danielle Cristina votou contra, os demais membros aprovaram, José Sebastião também votou contra, porém seu voto não foi registrado, pois está de férias.

José Sebastião solicitou que fosse registrado na memória de reunião sua manifestação, devido ao quadro epidemiológico que deve se manter nos próximos meses, é contrário à realização de qualquer tipo de atividade não finalística na universidade.

3) Houve discussão sobre o distanciamento no Plano de Contingenciamento, finalmente, por proposta, foi definido que em todos os ambientes deve-se evitar aglomeração e manter distanciamento entre as pessoas. Portanto, considerando o contexto de ensino superior, alguns espaços poderão não seguir o distanciamento mínimo previsto pelo Minas Consciente, desde que seja garantida a ventilação e que os demais cuidados sejam totalmente atendidos. Para o Minas Consciente, quando em onda verde é recomendado distanciamento mínimo de 1,0 metro e nas demais ondas, 1,5 metros. Danielle Cristina foi contra, Cássio Gomide e Zacharias Dannyel se abstiveram.

4) Foi debatido como realizar o manejo de surto na universidade, entretanto, a questão permanece indefinida.

5) Flávia apresentou uma carta como resposta ao memorando, a qual pontua considerações favoráveis e desfavoráveis ao retorno presencial à luz da análise epidemiológica atual da infecção por COVID-19 em nosso contexto e dos aspectos institucionais de manejo e de controle da doença, no fim sucedeu debate sobre a situação epidemiológica e os cuidados que devem ser tomados, desse modo, os membros revisaram parte da carta, a qual foi aprovada. Em conclusão, as considerações apresentadas devem auxiliar a tomada de decisão por parte da gestão da UFLA em relação ao momento mais adequado de retorno presencial às atividades letivas e administrativas, com segurança.

6) O Protocolo de utilização do Ginásio de ginástica - DEF será apresentado na próxima reunião.

DELIBERAÇÕES:

1) Solicitar à reitoria uma Portaria para inclusão do Fernando Henrique Ferrari ao Comitê Covid UFLA.

2) Informar ao organizador do evento COPA SOUL SUL MINEIRO sobre sua aprovação.

3) Realizar a alteração no Plano de Contingência.

4) Responder o memorando do Gabinete da Reitoria.