DATA/HORÁRIO: 10/2/2022 – 14 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

PAUTA:

1) Analisar e aprovar o termo de compromisso para a realização da aula inaugural no Campus Paraíso;

2) Aprovar a memória de reunião do dia 27 de janeiro;

3) Possibilidade de alteração do Protocolo de Moradia referente ao comprovante vacinal;

4) Consulta sobre procedimentos para aulas de Língua Inglesa;

5) Analisar e aprovar reformulação do Protocolo de Biossegurança do Transporte coletivo UFLA. Possibilidade do não cumprimento do item 5 proposto no Protocolo aprovado pelo Comitê em 12/2021;

6) Analisar e aprovar Plano de Contingência do Aiqfome;

7) Assuntos Gerais.

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1) Fernando apresentou o Termo de Compromisso e explicou como funcionará a aula inaugural no campus de São Sebastião do Paraíso. Será no dia 11 de março, acontecerá em um galpão e terá cerca 100 (cem) convidados respeitando o distanciamento, Priscila propôs por aprovação, José Sebastião se absteve, pois não estava presente no momento da explicação, o termo foi aprovado pelos demais membros.

2) A memória foi apresentada e aprovada, José Sebastião se absteve por estar de férias no dia 21 de janeiro.

3) Flávia recordou sobre o Protocolo de Moradia, o qual havia sido aprovado com a exigência de comprovante vacinal para os moradores em 12/2021, e devido o CUNI ter  deliberado ontem a não exigência do comprovante vacinal, a intenção da alteração é abolir a exigência do comprovante. Cássio sugeriu retirar do protocolo o texto sobre o comprovante vacinal, Viviane propôs que o Comitê solicitasse à Praec implementação de Campanhas Educativas e outras ações com o intuito de incentivar a imunização e a adoção de práticas adequadas de biossegurança em todos os espaços do campus, ambas as propostas foram aprovadas.

4) Flávia exibiu o e-mail sobre a ministração das aulas de Língua Inglesa, explicou que os professores precisam que os alunos visualizem sua boca, para que possam compreender melhor aspectos da pronúncia da língua inglesa, no e-mail foi questionado a possibilidade de retirar as máscaras para demonstração, Flávia informou sobre a área das salas de aulas, houve discussão sobre o assunto. Priscila propôs que os docentes poderão substituir o uso das máscaras pela utilização da face shield no momento da ministração do conteúdo linguístico, que seja mantido uma distância mínima de 3 metros lineares entre o professor e os estudantes durante o momento de utilização da face shield,e as janelas devem estar abertas, a proposta foi aprovada.

5) Flávia descreveu o item 5, trata-se em realizar obrigatoriamente a desinfecção interna do veículo após cada viagem. Adeilson da Proinfra solicitou ao Comitê que este item fosse retirado do protocolo, pelo fato da higienização ser inviável mediante toda viagem realizada - falta de pessoal e consequente redução da frequência de circulação gerando longas esperas na fila do ônibus. Houve discussão, por fim, foi decidido a necessidade de higienizar o mamute no mínimo 3 vezes ao dia, sendo que no término das atividades diárias o mamute deverá necessariamente ser higienizado com álcool líquido a 70%. Viviane propôs a participação da comissão de fiscalização no primeiro dia de circulação do Mamute para fiscalização e que façam também um acompanhamento periódico e contínuo, com objetivo de verificar a situação, afinal, a retirada do item 5 foi aprovada. Miriam sugeriu que os estudantes podem colaborar com campanhas educativas, Dany Flávio informou que as entidades da UFLA podem auxiliar na campanha. O Comitê indicou o membro José Sebastião para coordenar os estudantes para esse trabalho educativo.

6) Cássio explicou sobre o Plano de Contingência do Aiqfome, sendo uma campanha sobre o funcionamento do serviço delivery com distribuição de brindes, respeitando as regras de higiene, opinou que o momento não é oportuno, o plano não foi aprovado devido a situação pandêmica e momento de retorno presencial das atividades - prioridade para atividades finalísticas.

7) Dany Flávio levantou alguns questionamentos referente ao Plano de Contingência das Unidades Acadêmicas, houve debate sobre alguns detalhes. São eles: quem deve comunicar o diagnóstico de Covid ao docente é o aluno; a execução da higienização das carteiras e mesas no término de cada aula é de responsabilidade do aluno e é de bom senso que docentes fiscalizem e incentivem esse processo. Por último, Cássio solicitou aos demais membros ajuda com as informações e orientações contidas no Protocolo da UFLA sobre o processo de testagem e atendimento no Ambulatório.

DELIBERAÇÕES:

1) Enviar a memória de reunião para postagem no site.

2) Informar à Praec sobre a aprovação da não exigência do comprovante vacinal para os estudantes da moradia e solicitar à Praec a implementação de estratégias de incentivo à vacinação.

3) Responder o e-mail sobre os procedimentos para aulas de Língua Inglesa.

4) Informar à equipe do Aiqfome que o Plano de Contingência não foi aprovado.

5)        Encaminhar o novo Protocolo do Transporte para a Comunicação realizar a divulgação em ufla.br/coronavírus e preparar informes de biossegurança junto a Comunicação para a volta dos discentes ao campus.