Ir direto para menu de acessibilidade.
13 - Agradecer pela/ agradecer a Erro: Agradecemos pela preferência Forma correta: Agradecemos a preferência Explicação: O certo é agradecer a alguém alguma coisa. Exemplo: Agradeço a Deus a graça recebida. 14 - Aluga-se/ alugam-se Erro: Aluga-se apartamentos Forma correta: Alugam-se apartamentos Explicação: O sujeito da oração (apartamentos) concorda com o verbo. 15 - Anexo/ anexa/ em anexo Erro: Segue anexo a carta de apresentação. Formas corretas: Segue anexa a carta de apresentação. Segue em anexo a carta de apresentação.

Explicação: Anexo é adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere, em gênero e número. A expressão em anexo é invariável. Laurinda Grion, autora de "Erros que um executivo comete ao redigir (mas não deveria cometer)" lembra que alguns estudiosos condenam o uso da expressão em anexo. Portanto, dê preferência à forma sem a preposição.

 16 - Ao invés de/ em vez de Erro: Ao invés de comprar carros, compraremos caminhões para aumentar nossa frota. Forma correta: Em vez de comprar carros, compraremos caminhões para aumentar nossa frota. Explicação: “Ao invés de” representa contrariedade, oposição, o inverso. “Em vez de” quer dizer no lugar de. É uma locução prepositiva, sendo terminada em de normalmente. 17 - Aonde/onde Erro: Não sei aonde fica a sala do diretor Forma correta: Não sei onde fica a sala do diretor

Explicação: O advérbio onde indica lugar em que algo ou alguém está. Deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar. Exemplo: Não sei onde fica a cidade de Araguari. O advérbio aonde indica também lugar em que algo ou alguém está, porém quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição “a”, deve-se agregar esta preposição, formando assim, o vocábulo "aonde". Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplo a seguir: aonde você irá depois das visitas?

18 - Ao meu ver/ a meu ver Erro: Ao meu ver, a reunião foi um sucesso Forma correta: A meu ver, a reunião foi um sucesso. Explicação: Não existe a expressão ao meu ver. As formas corretas são: a meu ver, a nosso ver, a vosso ver. Fonte: exame.abril.com.br Paulo Roberto Ribeiro