Institucional
Ensino
Em vista de dua consultas específicas feitas esta semana, comentarei hoje sobre os verbos defectivos ou defeituosos, aqueles que apresentam lacunas em algumas pessoas verbais.
EXPLODIR não é verbo defectivo em si. Ele é conjugado conforme o verbo dormir, segundo dicionários especializados; portanto, pode-se dizer “ele explode, eu expludo; ele que expluda o balão”. O dicionário Houaiss registra as conjugações brasileiras explodo, exploda, observando que também existem expludo e expluda.
COMPUTAR não é tampouco verbo defectivo. Existem e são usadas formas como “eu computo, ele computa os dados diariamente; computa isso para mim?” Não falar “computa” seria talvez uma opção pessoal por causa da sonoridade indigesta para alguns. O dicionário Aurélio não traz o presente “computo, computas, computa”, como faz o Houaiss, que registra todas as formas.
De qualquer modo, um alerta: quem está se submetendo a um concurso público deve evitá-las, pois nunca se sabe o grau de tolerância da comissão que vai corrigir as provas, a qual pode aceitar ou rejeitar o Houaiss, dicionário que se propôs a registrar um uso efetivo, encontrado mesmo entre falantes cultos, assim considerados, na ciência linguística, os brasileiros da zona urbana que têm curso superior completo. Aliás, formas em discussão jamais deveriam ser objeto de provas de língua portuguesa.
Fonte: www.linguabrasil.com.br Paulo Roberto Ribeiro - AscomPesquisa
Internacionalização
Professor da UFLA visita universidade peruana para fortalecimento de parcerias
Últimas Notícias
- IpêTech Lavras recebeu a quarta edição do Senac X 08/12/25 16:56
- Primeiro Encontro de Humanidades da UFLA promove reflexão sobre a crise da democracia 08/12/25 16:22
- Alteração no funcionamento do Ambulatório da Prape em dezembro e janeiro 08/12/25 15:44
- PAS 1 e PAS 2: divulgado o resultado dos recursos sobre pedidos de isenção indeferidos 08/12/25 9:29
- MEC abre consulta pública sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil 08/12/25 8:08
- Confira as notícias que foram destaque na UFLA de 1º a 5/12. Rebobina Aí! 05/12/25 16:57
- Estudantes e artistas locais se apresentam em espetáculo de música e dança na UFLA 05/12/25 16:38


