Embaixadores UFLA: Ãlvaro Leonardo do Nascimento

Ãlvaro Leonardo do Nascimento tem 41 anos e formou-se em Engenharia Agrícola em julho de 2003 pela #UFLA. Atualmente, atua como Diretor de Operações na Minas Verde-John Deere.

Veja só seu relato sobre a vivência aqui na #UFLA e o conselho para os novos estudantes:

“Bom, eu escolhi minha profissão por um acaso, pois até os 17 anos estava bem indeciso em qual área iria seguir. Mas naquele tempo meu pensamento se baseava em sempre ser o melhor no que eu fizesse para que eu me tornasse uma pessoa competente, com o intuito da minha família e meu local de trabalho se sentirem orgulhosos do profissional que me tornei. Seguindo assim, um dia andando pela cidade de Lavras, achei no chão um livreto, espécie de um Guia do Estudante dos cursos da #UFLA. Lendo cada curso descobri a Engenharia Agrícola e vi todo sentido naquilo. Descobri posteriormente que a #UFLA estava entre os 3 melhores cursos do país, o que foi determinante para meu primeiro emprego como engenheiro. A empresa em que fui trabalhar no oeste da Bahia tinha como referência a #UFLA pela qualidade dos profissionais que já estavam na região, além das referência de alguns professores que tinham feito trabalhos por lá.

Durante minha graduação, tive a oportunidade de adquirir inúmeras experiências, inclusive participar como bolsista de Iniciação Científica da Fapemig, expandindo cada vez mais meus conhecimentos. A época de estudante na #UFLA deixou saudades. Éramos como uma família, criei laços muito fortes. Além de sentir falta dos colegas, sinto falta dos professores que faziam parte das nossas confraternizações. Por fim, meu conselho para os novos estudantes é: aproveitem ao máximo todas as disciplinas e não acreditem naquela conversa de que não irão usar os conceitos após a formatura. O conhecimento é algo fantástico e sim, você vai usar um dia, nem que seja para discutir sobre o assunto tomando um vinho. Tenha pluralidade de conhecimento, isso complementa muito um profissional. Quem tem essa base tem mais ‘ferramentas’ para sobrepor os desafios deste mundo em que estamos inseridos.â€