Capes aprova dois novos Programas de Pós-graduação na UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 29 Outubro 2018 11:27 | Última Atualização: Segunda, 29 Outubro 2018 11:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve, na ultima sexta-feira (26/10), a aprovação de dois novos Programas de Pós-Graduação (Letras acadêmico e Física acadêmico) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No início de outubro, a UFLA já havia obtido a recomendação de quatro Programas (Ensino em Ciências e Educação Matemática - profissional; Educação Científica e Ambiental -  acadêmico; Engenharia de Alimentos - acadêmico; Engenharia Ambiental - acadêmico). A previsão é de que todos esses novos cursos tenham início no próximo ano.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Rafael Pio, relata que as propostas começaram a ser construídas no início da gestão, as primeiras reuniões se iniciaram já em junho de 2016. “A pró-reitoria fez um levantamento das áreas possíveis para abrir novos cursos. Após visitas aos departamentos e realização de reuniões com as chefias, identificamos os grupos de professores que tinham afinidade de formação e atuação similar, dentro das áreas da Capes. As propostas de criação de novos Programas de Pós-graduação foram trabalhadas em várias reuniões com os professores, com intermédio da PRPG. Com essas aprovações estamos consolidando uma das metas dessa gestão que é ampliar as áreas de conhecimento”. O  pró-reitor ainda destaca que o Programa de Física é fruto do desmembramento do atual Programa em Associação em Física, entre a UFAL, UFLA e UFSJ.

Há ainda outras propostas de criação de novos Programas de Pós-graduação em avaliação na Capes e a expectativa é de novas recomendações. "Até o final do ano poderemos ter mais Programas de Pós-graduação recomendados pela Capes, que estão em fase de avaliação final", destaca o professor.

Letras (acadêmico): A área de concentração do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Letras agregará pesquisas que se encontram no imbricamento dos três conceitos que a designam: linguagem, cultura e sociedade.De modo geral, os trabalhos propostos se voltam para a vocação interdisciplinar e de formação em letras, promovendo a relação e a aplicação desses dois conceitos (linguagem e cultura) nas dimensões sociais.

Física (acadêmico): O Programa de Pós-Graduação em Física pretende consolidar as linhas de pesquisa nas áreas tradicionais (física estatística, física da matéria condensada, sistemas complexos e física de partículas e campos) mas também desenvolver novas áreas de atuação com base tecnológica e inovadora (física aplicada). O objetivo é realizar pesquisas estratégicas para o desenvolvimento do País, estimular a difusão e popularização da Física e auxiliar na formação continuada de professores.

Saiba mais sobre os outros novos Programas de Pós-Graduação