FORMAÇÃO DOCENTE

Novo regulamento da graduação é destaque na abertura da V Semana de Formação Docente

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 12 Março 2019 15:27 | Última Atualização: Terça, 12 Março 2019 15:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

A V Semana de Planejamento e Formação Docente começou nesta segunda-feira (11/3), com um tema em destaque: o novo regulamento da graduação, que passa a vigorar no segundo semestre de 2019. O documento foi discutido com os docentes da UFLA pela equipe da Pró-reitoria de Graduação (PRG).

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), vinculada à PRG, organizou a apresentação inicial com base em questionamentos recebidos por diversas diretorias da PRG. Os pontos foram esclarecidos pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, por representantes de sua equipe e pelo coordenador do curso de Engenharia Florestal, Lucas de Melo, que participou do processo de elaboração do novo regulamento.

Em seguida, os participantes do evento puderam apresentar suas dúvidas e questionamentos. Além dos docentes, houve intervenções de alunos, especialmente do curso de Medicina.

Entre os pontos tratados, destacam-se: a criação de novas estratégias de recuperação para alunos com baixo desempenho; os métodos de avaliação de aprendizagem à disposição dos docentes e a criação de novos critérios para aprovação final. Saiba mais na notícia “UFLA apresenta novas regras para os cursos de graduação, que passam a vigorar no segundo semestre”.

O pró-reitor de Graduação enfatizou que “o novo  regulamento é um documento de responsabilidades compartilhadas. Para ser bem-sucedido, requer o comprometimento da equipe gestora, de professores e alunos”.

Ao final da atividade, foi feito um convite aos docentes e alunos para realizar uma leitura minuciosa do documento e encaminhar eventuais sugestões e dúvidas à PRG. A Dade prontificou-se a criar um canal para centralizar as demandas.

Sobre o evento

A Semana de Planejamento e Formação Docente é um evento promovido semestralmente pela PRG, por meio da Dade, como uma ação que visa aperfeiçoar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação dos cursos de graduação da UFLA.

A quinta edição do evento segue até quarta-feira (13/3). A programação inclui atividades como palestras, oficinais, painéis de discussão e workshops. Além do novo regulamento da graduação, outros temas em destaque são o Plano Individual de Desenvolvimento Acadêmico; acervos digitais; plano de ensino e materiais didáticos para alunos atendidos pelo programa Padnee.

Confira a programação completa da V Semana de Planejamento e Formação Docente.