1ª POSIÇÃO

Inep/MEC: Curso de Administração da UFLA é o mais bem avaliado entre as universidades federais

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 20 Dezembro 2019 17:28 | Última Atualização: Sexta, 20 Dezembro 2019 17:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os resultados da avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgados em 2019, em relação aos indicadores do ensino superior, são motivo de comemoração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Isso não apenas porque, pelo Índice Geral de Cursos (IGC), a instituição obteve a nota máxima pelo 12º ano consecutivo e está entre as dez melhores do País. Outro mérito de destaque diz respeito ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) alcanaçado pelos cursos avaliados em 2018. A graduação em Administração da UFLA é mais bem qualificada do País, se considerados os resultados das universidades federais. O curso obteve nota máxima no CPC (faixa 5). Entre 98 cursos de Administração de universidades federais, o da UFLA apresentou o maior CPC contínuo.

O CPC é um indicador que leva em conta os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); questões relacionadas ao corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (organização didático-pedagógica, infraestrutura, instalações físicas e oportunidade de ampliação da formação). Para o coordenador do curso de Administração da UFLA, professor André Lima, o resultado é uma conquista. "Sabemos que dificilmente um indicador conseguirá expressar toda a complexidade de um curso superior, mas se conseguimos transformar em conceito máximo um pouco de todo o trabalho desenvolvido no curso de Administração da UFLA, então alcançamos alguns objetivos e isso é muito gratificante".

De acordo com o coordenador, os bons resultados são fruto do envolvimento conjunto de professores, estudantes e técnicos administrativos. Iniciativas vêm sendo tomadas visando ao aperfeiçoamento constante. "Realizamos vários diagnósticos com nossos estudantes, com outros cursos de excelência, ouvimos professores, egressos do curso e outros profissionais do mercado. Todas essas informações foram debatidas entre professores e técnicos da UFLA com o objetivo de realizar mudanças que, aos poucos, poderiam tornar o curso cada dia melhor".

André avalia que as semanas de planejamento e formação docente que a UFLA vem organizando nos últimos anos contribuíram muito para esse processo.  "Ainda temos muito a melhorar, mas acho importante destacar a incorporação da disciplina de Laboratório Integrador no ano de 2017. Foi uma iniciativa planejada ainda na gestão do colegiado anterior e que começamos a executar em 2017. Laboratório tem uma dinâmica diferente dos componentes curriculares tradicionais. É uma disciplina que ampliou o uso de metodologias ativas (diagnóstico e intervenção), combinando-as com a parceria de empresas que permitem o acesso dos estudantes a seus negócios para que, após um diagnóstico detalhado, pensem e proponham inovações gerenciais que possam resultar em aumento de desempenho da organização. A disciplina conta com cinco professores das áreas de Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, Produção/Qualidade, Empreendedorismo e Inovação. É um diferencial do curso de Administração da UFLA, por trabalhar a interdisciplinaridade, a resolução de problemas de empresas reais, a busca de inovações em gestão e a parceria entre universidade e empresas, além da atuação de diversos professores simultaneamente. É um importante “laboratório” que contribui na preparação do estudante para o mercado de trabalho".

O ponto forte principal do curso na UFLA vem da combinação do trabalho dos estudantes, dos técnicos e dos professores, segundo o coordenador. "Temos um grupo de professores e técnicos muito qualificado e comprometido. Sem esses servidores públicos seria muito difícil alcançar resultados positivos como o atual.  Orgulhamo-nos também de nossos estudantes que se dedicam ao longo do curso, desenvolvendo atividades curriculares e extracurriculares, buscando uma consistente formação acadêmica e profissional".

A planilha completa com os dados do CPC pode ser consultada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Outros três cursos da UFLA foram avaliados em 2018: Administração Pública Presencial, Administração Pública a Distância e Direito. Acompanhe pelo portal ufla.br as notícias que serão publicadas sobre os resultados desses cursos.