QUALIDADE

Curso de Administração Pública da UFLA tem posição de destaque pelos indicadores Inep/MEC

Escrito por DCOM | Publicado: Quinta, 02 Janeiro 2020 15:39 | Última Atualização: Sexta, 02 Julho 2021 11:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem se destacado em relação aos indicadores do ensino superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019. Além de obter nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), figurando entre as dez melhores do País, a Instituição mostra sua qualidade também pelas pontuações obtidas no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O curso de Administração Pública, modalidade presencial, foi um dos avaliados no ciclo 2018 (com resultado em 2019), e obteve a 3ª melhor classificação entre as universidades federais. São, ao todo, 15 cursos de Administração Pública ofertados nessas instituições.

A nota obtida no CPC foi 4. Para o coordenador do curso, professor Renato Campos, o resultado reflete a qualidade de um curso novo, com primeira turma formada em 2014/2, perante cursos de longa trajetória no País. “Na edição atual da avaliação, apenas alcançaram o conceito máximo (5) quatro cursos antigos e tradicionais do Brasil, considerando-se todas as instituições de ensino superior. Essas evidências sugerem que nosso conceito 4 é um sinal de amadurecimento didático-pedagógico e de estabilização do nosso corpo docente”, ressalta.

No ano de 2019, o curso de Administração Pública da UFLA passou por uma reforma estrutural, que alterou a grade curricular, o regulamento do trabalho de conclusão, além da atualização do Plano Pedagógico do Curso (PPC). A nova estrutura do curso está prevista para ser implantada no segundo semestre de 2020. “Além disso, nos últimos dois anos, todo o corpo docente previsto no projeto de formação do curso foi estabelecido. Com esses fundamentos, esperamos que nas próximas duas avaliações Enade (2021 e 2024) o curso de Administração Pública possa avançar ainda mais na avaliação”, avalia Renato.

A primeira turma do curso formou-se no segundo semestre letivo de 2014 e até o encerramento do primeiro semestre letivo de 2019 foram mais de 280 egressos. De acordo com Renato, o resultado reflete o trabalho e comprometimento de todos: “os docentes do curso, apoiados pela equipe da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) e da Pró-Reitoria de Graduação, dedicaram-se a construir uma estrutura didático-pedagógica  orientada para o perfil do egresso em Administração Pública que se busca atingir; além disso, o esforço diário de professores, técnicos administrativos e estudantes tem sido fundamental para a evolução do curso”.

A planilha completa com os dados do CPC pode ser consultada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Outros três cursos da UFLA foram avaliados em 2018: Administração, Administração Pública a Distância e Direito. Acompanhe pelo portal ufla.br as notícias que serão publicadas ao longo do tempo sobre os resultados desses cursos.

Texto: Samara Avelar e Ana Eliza Alvim