CIÊNCIA E SOCIEDADE

Comunicação Pública da Ciência será tema de tópicos especiais na pós-graduação – disciplina aberta a doutorandos de todos os cursos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 27 Outubro 2020 14:39 | Última Atualização: Terça, 27 Outubro 2020 15:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma disciplina de tópicos especiais será ofertada pela primeira vez, no período de 2020/2, para abordagem da temática Comunicação Pública da Ciência, voltada para estudantes de doutorado em todas as áreas do conhecimento. O período de matrículas, conforme calendário acadêmico da pós-graduação, termina em 29/10.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu passos importantes nos últimos anos, na Comunicação institucional, para a popularização do conhecimento científico (saiba mais sobre as ações de popularização da ciência da Comunicação UFLA). Seguindo essa perspectiva, as coordenadorias de Comunicação e de Divulgação Científica, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), sugeriram a abordagem do tema com os estudantes de pós-graduação, para que possam aprofundar as reflexões e a prática da Comunicação Pública da Ciência.

A disciplina então está sendo ofertada no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), pelo professor José Roberto Pereira. Ele explica que a disciplina está estruturada em quatro partes. “Na primeira parte, apresentamos o contexto histórico e os elementos conceituais de universidade, de extensão universitária, de comunicação pública e de ciência, explicitando as possibilidades de comunicação pública da ciência no âmbito das transformações da própria universidade brasileira. Na segunda parte são apresentados os fundamentos teóricos da comunicação pública da ciência na perspectiva da Teoria da Ação Comunicativa do sociólogo alemão J. Habermas”.

As etapas seguintes incluem a apresentação das “formas como o conhecimento científico circula nas esferas públicas, seja por meio do jornalismo científico, seja por distorções representadas pelas fakenews. Trataremos ainda das possibilidades, tensões e desafios da popularização da ciência e da comunicação pública da ciência. Na última parte são apresentados e discutidos os processos práticos de comunicação pública da ciência, tais como os principais desafios, a produção de textos e vídeos, a circulação do conhecimento nas redes sociais e como proceder diante da imprensa”, detalha o professor.

Os tópicos especiais terão 60 horas, 4 créditos, e serão ministrados às terças-feiras, das 8h às 12h, adaptados para o estudo remoto ainda vigente.