CIÊNCIA EM FOCO

UFLA aumentou em 1300% a publicação de notícias de pesquisa nos últimos 4 anos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 06 Julho 2020 16:13 | Última Atualização: Segunda, 06 Julho 2020 16:47

Até 2015, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicava em seu portal uma média de 8 textos jornalísticos sobre pesquisa por ano – um número pequeno, se considerada a necessidade de compartilhar com a sociedade os resultados das pesquisas científicas. Mas esse cenário começou a mudar em 2016, com a estruturação do Núcleo de Divulgação Científica, gerido pela área de Comunicação da UFLA. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o projeto, submetido a um edital de popularização da ciência de 2015, fez com que a UFLA iniciasse um novo ciclo de divulgação de suas pesquisas e de democratização do conhecimento científico.

A partir de 2016, foram 416 reportagens de pesquisa publicadas no Portal UFLA (média de mais de cem por ano). Vídeos sobre as pesquisas também passaram a ser produzidos, com total de 272: os quadros Minuto do Câmpus e Ciência Explica, além do Rebobina Aí, com um resumo das informações da semana, citando sempre as pesquisas noticiadas no período. Foi lançada em 2018 a revista de jornalismo científico Ciência em Prosa, já com quatro edições publicadas. Outras ações foram a criação do perfil CiênciaUFLA no Instagram, a realização do Ciência na Praça (evento para distribuição da revista e apresentação de pesquisas), promoção do concurso Ciência em Imagem e produção de livro a partir das fotos de pesquisa selecionadas, produção de spots Rádio Ciência, veiculados pela Rádio Universitária; estruturação do Portal da Ciência, com 15 anos de pesquisas noticiadas pela Comunicação e outras seções.

Houve também a promoção e apoio a nove eventos de capacitação, promovidos na UFLA para estimular a comunicação pública da ciência. Para os pesquisadores que vão conceder entrevistas à imprensa, o projeto desenvolveu o Guia de Relacionamento com a Mídia, com dicas e orientações importantes para a boa comunicação.

Considerando apenas o Facebook, as publicações alcançaram mais de três milhões de pessoas e cerca de 61 mil delas interagiram com as postagens. Com o aumento das notícias e materiais produzidos sobre pesquisas, a presença da UFLA na mídia espontânea cresceu 55% entre 2016 e 2019. Ao fim do projeto, foram realizadas análises estatísticas dos resultados e feita enquete com os pesquisadores entrevistados nas reportagens, para que oportunidades de melhoria pudessem ser identificadas e incluídas novas ações no planejamento a ser desenvolvido a partir de 2020.

Acompanhe também as publicações a UFLA sobre projetos de extensão: UFLA na Comunidade.