CONFIRA O CALENDÁRIO

Primeiro semestre letivo de 2021 começa em 26/4 para a pós-graduação da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 23 Março 2021 15:39 | Última Atualização: Terça, 23 Março 2021 16:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA) disponibilizou em seu site as resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de fevereiro e março de 2021, que tratam do calendário escolar e do cronograma acadêmico dos programas de pós-graduação para o primeiro semestre letivo de 2021. Sobre calendário e cronograma, está vigente a Resolução CEPE nº 038, de fevereiro de 2021, com alterações feitas por meio da Resolução CEPE nº 057, de março de 2021. Já a Resolução CEPE nº 039 é de fevereiro de 2021 e traz orientações referentes às atividades letivas do período.

Pelo calendário, as aulas do próximo semestre letivo terão início em 26/4 e vão até 9/7. Considerando as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as atividades seguem por meio do Estudo Remoto Emergencial (ERE), havendo previsão de que as disciplinas que necessitem de atividades práticas em laboratórios especializados ou em campo poderão ter realização presencial, a depender do cenário epidemiológico do momento. Nesse caso, os professores responsáveis pelas disciplinas práticas que precisem ser ofertadas presencialmente devem apresentar a proposta ao colegiado do Programa para análise, considerando os procedimentos de biossegurança orientados pelo Comitê Especial de Emergência (CEE-Covid-19-UFLA). Entretanto, a realização presencial dessas atividades ocorrerá apenas se, no momento de sua oferta, não houver restrições, por parte das autoridades competentes, em decorrência do momento de emergência em saúde pública por que passa o País. Se houver inviabilidade de atividade presencial e também de adaptação do conteúdo ao ERE, o professor pode solicitar o cancelamento da oferta da disciplina.

Atualmente, todas as atividades presenciais não essenciais estão suspensas na UFLA, considerando o fato de o Estado estar na "Onda Roxa" do "Programa Minas Consciente".

Algumas datas importantes do semestre 2021/1 da pós-graduação estão relacionadas abaixo.

29/3 a 3/5 - Período de matrícula para que os estudantes selecionados para ingressar em 2021/1.

5/4 a 16/4 – Período para que os professores cadastrem no SIGAA as disciplinas a serem ofertadas em 2021/1.

19/4 a 27/4 – Período para que os estudantes solicitem inclusão e exclusão de disciplinas em sua matrícula 2021/1 – 1ª etapa.

26/4 - Com o início do ERE, os estudantes devem acessar as salas virtuais para receber orientações, baixar os roteiros e materiais de estudo e desenvolver as atividades conforme orientações do professor. O acesso do discente deverá ser feito exclusivamente pelo e-mail institucional, para as salas virtuais, Google Classroom, Google Meet, Campus Virtual e outras ferramentas utilizadas para a oferta dos componentes curriculares, orientações e dúvidas.

1º/5 a 6/5 – Período para que os estudantes solicitem adequações em sua matrícula 2021/1 – 2ª etapa.

4/5 a 5/5 – Período de matrícula de suplentes do primeiro período letivo de 2021.

6/5/2021 a 7/5/2021 – Período de matrícula em disciplina isolada (verificar orientações no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA).

Leia a Portaria PRPG 302/2021, com todas as datas do cronograma acadêmico.